1.229 JÁ ESTÃO INSCRITOS PARA VOTAR EM MOBILIDADE NO FUNCHAL
Termina esta quinta-feira à meia-noite, o prazo para o voto antecipado em mobilidade para as eleições legislativas nacionais.
Termina esta quinta-feira à meia-noite, o prazo para o voto antecipado em mobilidade para as eleições legislativas nacionais.
As inscrições iniciaram-se a 16 de Janeiro e terminam hoje, sendo que a votação irá decorrer no próximo domingo, 23 de Janeiro.
No Município do Funchal irão existir 8 mesas de voto antecipado em mobilidade, mais cinco do que nas últimas eleições presidenciais, que irão funcionar no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira com entrada pela Rua do Castanheiro, entre as 08:00 e as 19:00.
Até às 14:30 de ontem, havia 1.229 inscritos. Destes, 233 são de Portugal Continental – com eleitores inscritos de todos os distritos, com excepção de Portalegre – e do Arquipélago dos Açores, 83 são eleitores de outros concelhos da Ilha da Madeira, 88 inscritos são do concelho do Porto Santo. Do concelho do Funchal estavam inscritos 826 eleitores.
Segundo a lei, todos os eleitores recenseados no território nacional podem votar antecipadamente em mobilidade, uma semana antes da data das eleições.
Para o fazer, o eleitor tem que comunicar a sua intenção entre os dias 16 e 20 de janeiro através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por via postal, dirigida ao Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.
No dia 23 deve apresentar-se na mesa de voto e identificar-se mediante apresentação do seu documento de identificação civil, indicando a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.
Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição (30) na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.
Nenhuma inscrição no Funchal de presos ou internados em unidades hospitalares
Terminou a 10 de Janeiro o prazo para que os presos e doentes internados em unidades hospitalares pudessem requerer à administração eleitoral o direito ao voto antecipado. O Funchal não registou nenhum pedido em qualquer uma das modalidades.
No caso dos presos com residência no Funchal que requereram o voto antecipado, o mesmo será recolhido pelo município, onde se localiza o Estabelecimento Prisional da Cancela em que a recolha é feita pela Câmara Municipal de Santa Cruz e posteriormente remetido à CMF para entrega à respectiva Junta de Freguesia onde o recluso está recenseado.
Quanto aos eleitores que se encontrem em isolamento devido à covid-19, soube-se ontem que podem sair de casa para votar a 30 de Janeiro, com o Governo da República a recomendar que o façam preferencialmente na última hora de votação, entre as seis (da tarde) e as sete.