134º aniversário dos Bombeiros Sapadores do Funchal marcado pelo anúncio de «boas notícias»
CMF investe 500 mil euros na actualização das remunerações dos Bombeiros Sapadores
O 134º aniversário dos Bombeiros Sapadores do Funchal, que foi hoje celebrado na Praça do Município e na Sala da Assembleia Municipal e que incluiu um desfile de viaturas pelas ruas da cidade foi marcado «por boas notícias», como anunciou o presidente da Câmara Municipal, «sobretudo de uma maior valorização da carreira destes profissionais».
Pedro Calado começou por agradecer todo o contributo e empenho que «os nossos bombeiros, quer os sapadores, quer os voluntários, a colaboração entre todas as companhias a nível regional», incluindo «a Cruz Vermelha Portuguesa», mais «a ligação que tem existido com a federação a nível nacional ».
A primeira novidade anunciada pelo edil trata-se da continuação da modernização das «instalações» dos Bombeiros Sapadores do Funchal, «um trabalho» que já se iniciou ao longo do ano e que, além da modernização das instalações físicas, também incluiu «novos fardamentos».
Outra novidade adiantada por Pedro Calado neste 134º aniversário dos Bombeiros Sapadores do Funchal trata-se, no próximo ano, da «abertura de um curso de admissão para o concurso de promoção de profissionais», o que vai permitir a progressão na carreira dos Bombeiros Sapadores.
O presidente da CMF também anunciou, na cerimónia de aniversário, «a abertura, no segundo semestre», do próximo ano, de mais uma escola de Bombeiros Sapadores, facto que é muito importante, como explicou, para o rejuvenescimento dos quadros da corporação, compostos, presentemente, por 137 profissionais.
Também novidade e no âmbito do novo quadro comunitário, será feita a valorização dos equipamentos, nomeadamente, como adiantou o autarca, «viaturas de combate a incêndios», sobretudo adaptadas ao combate em zonas estreitas.
«Por último», no que foi «um compromisso assumido por nós quando chegamos à presidência» da CMF, como esclareceu Pedro Calado, será feita a «actualização da remuneração dos bombeiros sapadores» mas em antecipação ao que estava programado para várias anos, sendo agora toda num ano, num «esforço financeiro de 500 mil euros, que é um investimento na valorização da carreiras destes profissionais».