17 candidaturas à 4ª fase do Viveiro de Lojas da CMF
3ª fase foi um sucesso e a facturação dos participantes tem vindo a crescer
Mais de 20 mil pessoas já visitaram este projecto municipal
As candidaturas à 4.ª fase da iniciativa municipal “Viveiro de Lojas” encerraram no passado dia 8 de setembro, com um total de 17 candidaturas submetidas. Presentemente, está em curso um período de análise interna, de dez dias úteis. Findo o referido prazo, a CMF divulgará os empreendedores que farão parte desta nova fase.
A Vice-Presidente do Município do Funchal, Cristina Pedra, salienta o sucesso desta iniciativa de apoio e promoção ao empreendedorismo, “o executivo municipal está ao lado dos empreendedores e tem assumido uma estratégia de desenvolvimento económico e social, com responsabilidade, visão e ambição, pelo que está muito satisfeito com o facto desta iniciativa continuar a despertar grande interesse junto dos empreendedores que pretendam testar os seus produtos no comércio local”.
O Viveiro de Lojas é uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal que tem como principal objetivo incentivar a inovação e o empreendedorismo, diversificar o tecido empresarial local, promover o networking e proporcionar aos empreendedores uma experiência de negócio, em loja física, permitindo, dessa forma, testar os seus produtos no mercado, durante um período máximo de 6 meses.
O lançamento da 4.ª fase da iniciativa destina-se a novos empreendedores, que não tenham estado presentes nas anteriores fases do projeto e apresentem artigos diferenciados, inovadores e sustentáveis e que contribuam para a promoção da identidade regional nas categorias de moda, decoração, saúde e bem-estar.
De acordo com Cristina Pedra, “A 3.ª fase do Viveiro de Lojas foi um sucesso e uma aposta ganha. Estamos a falar de um volume de faturação, nesta fase, superior a 21 mil euros. Um crescimento de 59% em relação a 2022 e de 79% se recuarmos ao ano 2021. Também o número de visitantes disparou na 3ª fase. Cerca de 8 247 visitantes passaram pelo Viveiro de Lojas, localizado no Largo do Corpo Santo, um crescimento sustentado de 38%, em relação a 2022, e revelador da curiosidade que esta iniciativa do Município do Funchal tem vindo a despertar junto da população residente e dos visitantes nacionais e estrangeiros”.
Acrescentou, ainda, que “o Município do Funchal continua a investir e a dar condições para que os pequenos empresários possam desenvolver as suas atividades económicas com segurança, inovando, modernizando e digitalizando os seus negócios. Fomos pioneiros no apoio a fundo perdido ao tecido empresarial, continuamos a proporcionar excelentes condições para o desenvolvimento económico e aprovamos um quadro de benefícios fiscais para fomentar a prática comercial”.
Em resumo, o Viveiro de Lojas já gerou mais de 46 mil euros em receitas diretas para os empreendedores e foi visitado por, aproximadamente, 20 mil pessoas ao longo da sua curta existência.
O Município do Funchal continua a investir, a apoiar e a financiar o tecido empresarial do Funchal, sendo esta iniciativa parte integrante da estratégia de desenvolvimento económico, onde se encontram outros apoios ao comércio, tais como o Alavancar e Abrir Funchal, o Fórum de Emprego Online, o “+ Comércio Local”, entre outros.