20 MARCAS LOCAIS QUEREM INTEGRAR O VIVEIRO DE LOJAS DO FUNCHAL
O Viveiro de Lojas é uma iniciativa do município do Funchal que proporciona a incubação de 6 marcas locais, permitindo-lhes apresentar os seus produtos no mercado durante o período 6 meses. Foram 20 as marcas que apresentaram a sua candidatura ao Viveiro de Lojas, procurando usufruir desta experiência de venda em loja física.
As candidaturas apresentadas encontram-se em análise à luz dos critérios definidos, que passam pela adequação do produto ao espaço, nível de criatividade e inovação, sustentabilidade dos produtos e valorização da identidade regional. De referir que, apenas são objeto de análise as candidaturas apresentadas por empreendedores inscritos na Autoridade Tributária. O executivo atual está apostado em combater a economia paralela evitando situações de concorrência desleal e/ou ilegal.
As 6 novas marcas selecionadas farão, assim, parte de um projeto que tem por objetivo, incentivar a inovação e o empreendedorismo, diversificar o tecido empresarial local, fomentar o networking, bem como, proporcionar ao empreendedor uma experiência de negócio em espaço físico.
Refira-se que pelo menos uma das marcas que agora termina o seu período de incubação, já manifestou ao Balção do Investidor a intenção de abrir uma loja própria. Algumas das marcas tiveram o convite de lojas para expor e vender os seus artigos. Cumpre-se assim um dos grandes objetivos do Viveiro de Lojas, que é adquirir confiança e investir já com alguma experiência de negócio, o que pode ajudar a reduzir o risco inerente ao investimento. Poder-se-á dizer que esta é uma aposta ganha para o Município e para as marcas.
De salientar o papel do Balcão do Investidor, que não se esgota no fornecimento de informação. Este serviço municipal irá acompanhar as marcas no sentido de ajudá-las a ganhar dimensão. Esta foi, de resto, uma das mensagens fortes deixadas pela Vice-presidente, Cristina Pedra, na visita realizada no passado dia 30 de novembro, ao Viveiro de Lojas.