271 procuraram o Fórum de Emprego da CMF
66% dos candidatos estão encaminhados para a contratação
O Fórum de Emprego, dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal, recebeu a visita de 271 pessoas interessadas numa oportunidade de trabalho. Desses, 180 avançaram para a marcação de entrevistas de emprego, resultando numa taxa de 66% de eficácia.
“São números que nos deixam claramente satisfeitos. Mesmo que só tivéssemos encontrado solução para uma única pessoa, isso seria suficiente para dizer que valeu a pena o esforço da Câmara Municipal do Funchal”, revela o presidente do município.
Para Pedro Calado, o Fórum de Emprego também valeu pelo pragmatismo da iniciativa, numa conjugação de esforços entre o lado da oferta e da procura, sendo a CMF um agente facilitador entre as partes. “É preciso simplificarmos os procedimentos e sermos suficientemente imaginativos para encontrar soluções para problemas que afetam transversalmente a nossa sociedade. O emprego é claramente um deles. Esta foi a primeira edição do Fórum Emprego, aprendemos muito com a experiência e acredito que temos margem para melhorar”, revela Pedro Calado. Tanto é assim que a Câmara Municipal do Funchal pretende repetir brevemente a iniciativa.
Com base no feedback obtido das empresas e dos candidatos que passaram pelo 1º Fórum de Emprego, em que 99,6% dos inquiridos pelos serviços da CMF referem que o evento deve manter-se no futuro, “a Câmara Municipal pretende mudar a segunda edição do Fórum para um espaço maior e com a presença de um número maior de empresas, mantendo o evento, possivelmente, por duas vezes ao ano”, assegura o presidente da autarquia.
Sobre a primeira edição do Fórum de Emprego, que decorreu até sábado no átrio da Câmara Municipal do Funchal, refira-se que 65% dos candidatos eram do sexo feminino, sendo também essa a percentagem dos que se encontravam em situação de desemprego. Para além destes números, é de referir que 23% dos candidatos eram pessoas ativas que procuravam mudar de emprego, e 21% eram estudantes ou estagiários.
Durante 3 dias, estiveram presentes 14 empresas no átrio da CMF à procura de recrutar mão-de-obra nas mais diversas áreas de atividade. Todas as empresas revelaram um grande grau de satisfação com o evento, e com pelo menos uma pessoa garantida para recrutamento, tendo ficado muitos outros candidatos validados para os postos de trabalho existentes.
Do inquérito feito pelos serviços da CMF, salienta-se que as empresas referiram que as habilitações literárias dos candidatos foram adequadas e que preencheram diversas áreas de contratação, entre elas, vendas, hotelaria, informática, canalizadores, engenheiros, eletrotécnica e operadores de call center.