2º Boletim Económico do Funchal evidencia crescimento económico
Já está disponível o 2º Boletim Económico da Câmara Municipal do Funchal, um instrumento relevante de suporte ao investimento na cidade e à identificação de áreas que necessitam de uma ação mais direta do município.
O documento contém informações úteis, com base nos dados recolhidos pela Direção Regional de Estatística da Madeira, nomeadamente indicadores nas áreas demográficas, emprego, habitação e construção, setor empresarial, turismo e análise monetária e financeira.
Dos dados compilados, destacamos:
- Os dados relativos às compras realizadas através de Terminais de Pagamento Automático (TPA) mostram que a economia do Funchal está em expansão. No primeiro trimestre de 2023, as compras atingiram aproximadamente 272.952 mil€, um indicador sólido de atividade económica. No segundo trimestre do mesmo ano, as compras aumentaram para 301.391 mil€, consolidando ainda mais esse crescimento.
- O aumento no número de sociedades constituídas no Funchal de 2021 para 2022 é notável, com um crescimento de aproximadamente 15,31%. Isso indica um ambiente empresarial saudável e a capacidade da cidade de atrair investimentos e empreendedores.
- No setor de alojamento turístico no Funchal verifica-se um crescimento acentuado. O número de hóspedes entrados em 2022 aumentou em cerca de 101,63% em comparação com 2021, refletindo a crescente popularidade do Funchal como destino turístico. Isso é apoiado pelos impressionantes proveitos totais, registando um aumento de aproximadamente 108,78% de 2021 para 2022.
- O primeiro semestre de 2023 também apresentou resultados promissores, com um aumento de cerca de 23,11% no número de hóspedes entrados no Município do Funchal em comparação com o primeiro semestre de 2022, com um registo de 495.641 hóspedes.
O Boletim Económico do Funchal é atualizado semestralmente e disponibilizado em formato digital, em funchal.pt, no Balcão do Investidor (Praça do Município) e nas Juntas de Freguesia.