49ª Feira do Livro abre dia 24 de março na Avenida Arriaga
CMF investe 140 mil euros na edição de 2023 que tem como tema central o Teatro e homenagem a Natália Correia
A Placa Central da Avenida Arriaga recebe, entre 24 de março a 2 de abril, a 49ª feira do Livro, com um total de 28 stands.
Na edição deste ano, apresentada, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, no Salão Nobre, estão programados 11 lançamentos inéditos de livros, 8 concertos, 3 espetáculos de teatro, 3 espetáculos multidisciplinares, 3 animações de rua, 23 atividades infantojuvenis e a participação de 52 autores.
Em termos de estreias inéditas, a Câmara Municipal do Funchal preparou 6 novos projetos para a Feira do Livro, cujo tema, nesta edição, é o Teatro, por estar integrada nas comemorações dos 135 anos do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Serão lançadas 7 novas obras literárias com o apoio da autarquia. Pela primeira vez há um stand dedicado a livros de artistas e edições independentes. Outras novidades do certame, é a presença de mais um alfarrabista, da PSP com as suas edições e da livraria Letras Lavadas dos Açores. Há mais inovações: intervenções artísticas na Avenida Arriaga e no Largo da Restauração que envolverão vários jovens artistas.
O programa é muito abrangente, sendo o investimento municipal de cerca de 140 mil euros. Pedro Calado definiu a Feira do Livro como um grande palco de “promoção” e “divulgação” de jovens criadores e artistas locais.
O autarca reiterou a grande aposta que a CMF tem vindo a fazer na cultura, apoiando a edição de novas obras literárias, através do prémio Edmundo Bettencourt. Pedro Calado confirmou a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na abertura da Feira do Livro, considerando que esta presença não é mais do que reconhecimento nacional do trabalho que é feito pelos grupos locais apoiados também pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).
Dentro do mundo do Teatro, a Feira do Livro associa-se ao Centenário de Natália Correia. Terá lugar o espetáculo performativo da banda madeirense DUL “mãe-ilha” e o espetáculo “Colheres de Prata” em colaboração com o Festival AMO-TEATRO no dia 1 e 2 de abril baseado na vida e obra de Natália Correia.
Serão lançadas duas edições (4º e a 5º edição) no âmbito da Coleção Baltazar Dias: uma dessas obras abordará um autor desconhecido Florival dos Passos com a publicação inédita das suas obras; outra das obras terá pela primeira vez a publicação de um texto dramatúrgico contemporâneo.
Entre as atividades programadas destaque ainda para a presença de Ruy de Carvalho numa conversa que irá acontecer no dia 2 de abril, às 16 horas, no TMBD com Joana Seixas e Rosa Coutinho Cabral; concerto de Sofia Escobar com a Associação Orquestra Clássica da Madeira ao ar livre, no palco da Feira, no dia 27 de março, às 20h, com temas de teatro musical; animação de rua baseada no mundo teatral “À Barca! À Barca!” da Associação Nuvem Aquarela, baseados nos textos de Gil Vicente, “Mascarados Barrocos” do Teatro Bolo do Caco.
A feira do Livro envolve a participação de 235 artistas, autores, mediadores culturais e músicos.