Funchal integra projecto europeu de mobilidade eléctrica: “AHEAD” disponibiliza 150 mil euros para a CMF
São 150 mil euros que a Câmara Municipal do Funchal conseguiu da Comissão Europeia para investir na mobilidade eléctrica. O projecto chama-se “AHEAD” e visa a electrificação da mobilidade recorrendo a mecanismos de inteligência artificial que possam contribuir para um desempenho mais eficiente das infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, consoante explica a presidente da autarquia.
Cristina Pedra adianta ainda que o projecto tem uma dotação global de 10 milhões de euros sendo que o consórcio integra 26 parceiros de diversos países. Na Madeira, «para além da CMF, participam a EEM e a EMACOM. O projecto inclui a Mobi.E, entidade que gere, presentemente, a rede de mobilidade eléctrica em Portugal».
A autarca relembra que, «no âmbito da política de sustentabilidade ambiental e eficiência energética, a CMF tem implementado medidas com vista a promover a eletrificação da mobilidade e, por conseguinte, a neutralidade carbónica».
Entre os objectivos do projectos, como refere a presidente da edilidade, «a CMF e os parceiros vão proceder à identificação dos locais favoráveis à instalação de postos de carregamentos, analisar os consumos energéticos, optimizar as operações de abastecimento em função dos períodos horários de maior utilização, possibilitar carregamentos inteligentes, incorporar protocolos de cibersegurança e recolher dados para apoiar a tomada de decisões».
Note-se que o projeto converge de igual forma para fomentar a aquisição de veículos elétricos na R.A.M., contribuindo, assim, para a consecução dos objetivos preconizados nas orientações estratégicas europeias, nacionais e locais com vista à neutralidade carbónica e minimização das emissões de poluentes atmosféricos, refletindo-se assim num ambiente urbano mais energeticamente eficiente e ambientalmente sustentável.