Funchal aposta na transformação digital e na simplificação de serviços
Serviços descentralizados cresceram 30% nos últimos 6 meses
A Câmara do Funchal está empenhada na transformação digital e na simplificação de serviços ao munícipe, dispondo já de um vasto conjunto de ferramentas integradas, que permitem aos funchalenses tratar de vários assuntos em horários alargados, estejam onde estiverem, a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel.
“Estes serviços descentralizados e não presenciais da Câmara do Funchal representam cerca de 80% de todas as interações e solicitações diárias dos munícipes, tendo crescido mais de 30% nos últimos 6 meses”, assegura o vice-presidente da autarquia, Bruno Pereira.
Com a inauguração do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, há precisamente 1 ano, a autarquia do Funchal conseguiu otimizar os seus recursos, aumentar os serviços disponíveis e a sua eficácia de reposta.
“O CIGMA representa hoje um dos serviços fundamentais disponibilizado aos funchalenses e os dados de 2023 são expressivos”, garante Bruno Pereira.
– 95.000 chamadas telefónicas recebidas (acréscimo de 10.800 chamadas em relação a 2022), com níveis de serviço próximos dos 90% (aumento de 5% em relação a 2022);
– 14.800 munícipes registados no CMFonline, com 140.000 acessos a esta plataforma de serviços e cerca de 11.000 requerimentos submetidos de forma digital (dos mais variados assuntos: águas, trânsito, apoios sociais, etc.).
De salientar que o CMFOnline é atualmente a plataforma com maior crescimento (mais de 300% desde a entrada em funções do atual executivo), com mais de 40 serviços online e que permite, entre outros, consultar faturas de água, verificar pagamentos, aderir à fatura eletrónica e ao débito direto, celebrar contratos de água, efetuar requerimentos de trânsito, submeter documentos relativos a apoios sociais ou efetuar a candidatura às bolsas de estudo do ensino superior;
– 26.000 ocorrências submetidas no Funchal Alerta (mais de 123.000 concluídas até à data), sendo que mais de 92% se encontram em resolução final ou concluídas.
Campanha 1.º aniversário
A assinalar este 1.º aniversário do CIGMA, nas renovadas instalações de Santa Rita, a Câmara do Funchal está a promover uma campanha de adesão ao CMFONLINE, a sua plataforma de serviços online por excelência, com uma oferta exclusiva a todos os munícipes que se registem, e com adesão confirmada a partir de hoje (dia 15). Após a confirmação da adesão aos serviços online da CMF, os munícipes receberão um email de confirmação e com as indicações para o levantamento da sua oferta (a oferta é limitada ao stock existente).
Mais informações disponíveis através do 291 211 000, todos os dias da semana, no horário alargado 08h-22h.