50 anos do 25 de abril: Funchal apresentou ontem programa comemorativo que procura dar testemunho da importância da efeméride e da “história nas nossas vidas”
Cristina Pedra convida todos os cidadãos a juntarem-se às comemorações
Colóquio, música, dança, teatro, literatura, pintura, desporto, arraial, são os eventos, por categoria, que integram o programa da Câmara Municipal do Funchal para celebrar o 50º Aniversário do 25 de abril, iniciativas que vão decorrer até ao mês de maio, em vários locais da cidade.
“Uma data histórica, uma efeméride que faz parte da história de Portugal, mas também a história do mundo e, principalmente, a história das nossas vidas”, referiu Cristina Pedra, lembrando que o 25 de abril “encetou o caminho da democracia e do progresso”.
“Somos obrigados a refletir sobre a forma como se passaram estes 50 anos, questionar o que fizemos e procurar que o grito da liberdade, da justiça e da fraternidade, que ecoavam nas gargantas e se traduziam em abraços solidários nesses longínquos de abril, tenham uma nova oportunidade nas nossa vidas”, sublinhou, realçando que “comemorar abril é enfrentar o desafio de um futuro incerto e inseguro e saber transformar a nova esperança em confiança”.
Cristina Pedra referiu que esta comemoração “tem a sensibilidade dos artistas, o saber dos historiadores para lembrar que o futuro assenta no passado e o que o presente é o futuro em construção”.
A presidente da autarquia do Funchal convida todos os cidadãos a juntarem-se às comemorações, destacando que se trata de “um programa inovador” do ponto de vista artístico e social, que dá a conhecer o Coro do Funchal 2024, criado para as comemorações do 25 de Abril, formado por um coro que se aproxima dos 600 coralistas, num espetáculo que junta vários artistas, um total de 700 vozes, no Parque de Santa Catarina, no dia 24 de abril.
O programa das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dinamizado pela CMF, está disponível no site https://25deabril.funchal.pt