Funchal vai avançar este ano com as obras de requalificação do bairro do Pico dos Barcelos
A revelação foi feita por Cristina Pedra no encerramento da 1ª edição do Projeto ‘ESCUTAR’ da temporada artística 2023/2024
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai avançar, este ano, com as obras de reabilitação do conjunto habitacional do Pico dos Barcelos, na freguesia de Santo António, revelou Cristina Pedra, durante a apresentação do terceiro e último trabalho da temporada artística 2023/2024 do projeto “ESCUTAR”, que decorreu, ontem de tarde, no conjunto habitacional do Pico dos Barcelos.
A presidente da autarquia do Funchal destacou que o atual executivo Municipal tem vindo a fazer intervenções nos diversos bairros sociais, num investimento global de 6 milhões, até final do mandato, lembrando que a autarquia tem à sua responsabilidade, através da Sociohabita, 33 bairros sociais, o que “mostra bem a nossa preocupação” em matéria de habitação, não só em termos de construção, mas também no que diz respeito à remodelação e requalificação de bairros que foram construídos há duas décadas e que precisam de manutenção.
Já sobre o “ESCUTAR”, projeto dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal, em colaboração com a Sociohabita Funchal e com o Departamento da Cultura, a autarca lembrou que a iniciativa passou também pelos conjuntos habitacionais do Palheiro Ferreiro e da Quinta Josefina.
Com um investimento total de 30 mil euros, o projeto artístico teve por objetivo a realização de residências artísticas de 3 meses, com dois artistas locais convidados das artes performativas e artes visuais, sendo seis no total, nomeadamente STG Crew, Cristiana de Sousa, Ricardo Brito, Rosa Moniz, Marta Garcês e Zeca Diogo.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, agradeceu a participação dos moradores, dos artistas, assim como de todos os profissionais do Município envolvidos no projeto.
Para a 2ª edição, que arrancará ainda este ano, Cristina Pedra reiterou o compromisso de “duplicar” o número de artistas, bem como o número dos bairros envolvidos, passando para doze artistas em seis bairros camarários e por um período de 4 meses em cada um dos bairros. “É um incentivo para que os artistas, em especial jovens, possam fazer da sua arte a sua vida profissional, e esta tem sido uma metodologia que nós temos apostado no nosso mandato, mas também intervindo na área social, desenvolvendo sinergias, criando um espaço de convívio de comunidade”.
O projeto ‘Escutar’ , desenvolvido no bairro do Pico dos Barcelos, contou com a participação da artista Marta Garcês que desenvolveu com os moradores um trabalho performativo sob o tema “Histórias de Vida”. Já o artista Zeca Afonso criou o projeto artístico intitulado “Degraus”.