Dia da Cidade: Funchal apresenta programa de uma semana com diversos eventos culturais, musicais e desportivos
Cristina Pedra convida os funchalenses a se juntarem às comemorações
A presidente da Câmara Municipal do Funchal apresentou, hoje, um programa repleto de iniciativas para comemorar o 516.º aniversário da cidade, que se assinala a 21 de agosto.
As comemorações começam dia 18, com a realização do Grande Prémio do Funchal em Supermoto, na Avenida do Mar. A prova “mais privilegiada” da modalidade a nível nacional junta 17 pilotos nacionais e regionais e 1 espanhol, entre os quais atletas consagrados a nível nacional e regional. No dia 19, pelas 18h00, na Zona Velha, será inaugurada a Galeria Impulso. “Uma iniciativa que pretende incentivar o empreendedorismo artístico e cultural”, salientou Cristina Pedra.
No dia 20, pelas 19h00, no TMBD, é inaugurada a exposição “Memórias da Cidade”. A exposição, preparada pelo Arquivo Municipal, “ conta as memórias da cidade desde o século XIX ao Século XX” e vai percorrer todas as freguesias do concelho, informou a autarca.
A presidente da autarquia do Funchal destacou ainda que no dia 20 de agosto, às 21h00, no Auditório do Jardim Municipal, terá lugar um espetáculo musical com o título “Coração Na Boca”. Um concerto “inovador”, criado para a ocasião da comemoração da efeméride, com uma aposta na valorização do talento dos jovens madeirenses que estão a traçar carreiras marcantes. Vão estar em palco 19 artistas locais entre cantores, músicos e bailarinos.
O espetáculo é de entrada livre, com cerca de 90 minutos. Os cantores (João Borsch, Mela, Elisa, Tiago Sena Silva, Guilherme Gomes, Marco Olival e Diana Duarte) serão convidados a rever os seus temas musicais originais mais marcantes, com o arranjo musical de Gonçalo Sousa.
Em palco estarão também jovens bailarinos, que irão interpretar com movimentos de dança contemporânea, coreografias originais da autoria de Juliana Andrade.
O ponto alto das comemorações ocorre no dia 21 de agosto, com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, na Praça do Município, seguindo-se a Eucaristia, às 09h30, na Igreja do Colégio. A Sessão Solene está marcada para as 10h30, na Assembleia Municipal do Funchal, numa cerimónia em que serão homenageadas cinco personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro João Carlos Abreu, José Viale Moutinho, José António Gonçalves, Francis John Zino e João Carlos Nunes, que se destacaram em diversas áreas, desde a governação, turismo, literatura e cultura, comunidades e natureza e ciência. Serão ainda agraciados com a Distinção Municipal “Munícipe Centenário’ 4 munícipes das freguesias de São Martinho, Santa Maria Maior e São Roque.
A autarquia vai também homenagear com a Medalha de Assiduidade e Bons Serviços 82 funcionários. 33 grau ouro (35 anos de serviço completos); 27 grau prata (25 anos de serviço completos); 22 grau prata (15 anos de serviço completos). Será ainda agraciado um funcionário com a Medalha de Bons Serviços Municipais.
Neste dia há a assinalar ainda a realização da 14.ª Edição do Funchal Outdoor, com diversas atividades e aberta à comunidade, unindo a atividade física e o lazer.
As comemorações prosseguem dia 24, com a 21.ª edição da Regata de Canoas Tradicionais do Funchal, estando prevista a participação de 40 canoas.
O programa encerra, dia 25, com uma prova de automobilismo- Drift Município do Funchal 2024-, na Praça da Autonomia, entre as 09h30 e as 18h00. Trata-se da 2ª. Edição da Cidade do Funchal e contará com 18 veículos participantes. A finalizar, no mesmo dia, entre as 10h00 e as 12h00, terá lugar, na baía do Funchal, outra prova de canoagem” NELO 510 CUP III e IV, com 50 participantes. Ainda no dia 25, realiza-se, às 11h00, a prova José da Silva “ SACA”, a mítica prova de mar, de 1000 metros que liga o Cais da Cidade do Funchal ao Complexo Balnear da Barreirinha.
A presidente da Câmara Municipal do Funchal convida os munícipes a se juntarem a esta “panóplia de eventos”, sublinhando que “a celebração é com os funchalenses, é para os funchalenses e pelos funchalenses”.