Município do Funchal instala luminárias protetoras da biodiversidade na zona entre a Ponta Gorda e o Madeira Magic
O Município do Funchal, no âmbito do projeto LIFE Natura@night, instalou novas luminárias entre o Complexo Balnear da Ponta Gorda e o Madeira Magic.
Esta instalação faz parte de uma zona piloto do projeto e possuem as características necessárias para reduzir o impacto da poluição luminosa e proteger a biodiversidade.
As luminárias agora instaladas garantem a iluminação cénica adequada, a segurança das pessoas e bens e reduzem ainda os impactos da poluição luminosa sobre as aves marinhas.
Estas novas luminárias possuem uma tecnologia mais inovadora que ajusta a intensidade e temperatura de luz de forma a minimizar os efeitos negativos sobre as pessoas e animais.
Este projeto intervencionado nesta zona piloto, foi realizado em articulação com os técnicos do IFCN – Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, que fizeram medições para monitorizar a iluminação e os seus impactos na fauna existente, antes e depois da instalação.
Desta forma, garantimos o menor impacto ecológico, a poluição luminosa e a poupança de energia, atendendo às características das novas luminárias.
Refira-se que esta zona piloto foi instalada pelo Município do Funchal, enquanto parceiro do projeto LIFE Natura@night.
Este projeto, coordenado pela SPEA Madeira tem como objetivo, reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, e mitigar os seus impactos nas espécies protegidas ao nível da UE.
As aves marinhas são utilizadas como espécies bandeira e indicadoras do impacto da poluição luminosa – uma das ameaças prioritárias para este grupo na Macaronésia.