Câmara do Funchal já podou 1933 árvores este ano até à data: presentemente decorre manutenção de árvores com trabalho especializado de arboricultura na zona do Almirante Reis
O Departamento de Espaços Verdes e Ação Climática do Município do Funchal, através da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, no âmbito da Aquisição de Serviços para Avaliação Especializada de Árvores e da Aquisição de Serviços Especializados de Arboricultura (poda de árvores) está a efetuar trabalhos de manutenção do arvoredo municipal na área do Almirante Reis.
Após o diagnóstico especializado, foram estabelecidas as operações de manutenção a empreender para a adequada gestão do património arbóreo em espaço público.
As intervenções abrangem 21 árvores, o alinhamento de Platanus hispanica (Plátanos) da Rua da Casa da Luz, Rua D. Carlos I e ainda uma árvore nos Jardins do Almirante Reis.
Das 21 árvores, 17 serão sujeitas a podas especializadas de limpeza, coabitação com o edificado e redução pontual de alguns ramos e duas serão abatidas, intervenções estas que terão o seu início na próxima semana.
As duas árvores a abater apresentam numerosas lesões com podridões e cavidades que após as medições e análises efetuadas pelos técnicos especializados de arboricultura, concluíram não estarem reunidas as condições para a sua permanência no espaço público em segurança a médio prazo.
Nos Jardins do Almirante Reis, no exemplar da espécie Ficus benjamina, (Figueira-da-Índia) classificada como Árvore Monumental pelo Plano Diretor Municipal 2017, foi efetuada na presente semana uma poda de manutenção para remoção de pequenos ramos secos e vistoria às cablagens dinâmicas – colocadas em 2017 – em intervenções especializadas.
No que diz respeito à reposição de exemplares nestes dois arruamentos, a sua eventual realização estará dependente das condições dos solos e compatibilidade com as infraestruturas enterradas existentes, no entanto os serviços irão fazer essa avaliação.
Ainda no âmbito da aquisição de serviços de poda especializada em árvores, mais se informa que até à data foram intervencionadas 121 árvores, nomeadamente na Rua Pedro José de Ornelas, Largo das Babosas, Largo António Nobre, Caminho da Igreja Nova, entre outros locais, árvores estas de grande valor botânico e paisagístico, estando algumas delas mesmo classificadas como “Monumentais” pelo PDM Funchal 2017.
No que concerne aos serviços internos camarários, nomeadamente da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, através das suas equipas, foram já intervencionadas, ao nível de podas, 1933 árvores, desde janeiro do presente ano até à data.