Plataforma CMFonline atinge 20 mil utilizadores
Bruno Pereira reitera aposta da autarquia na “transformação digital” e na “simplificação de serviços” ao munícipe
A plataforma CMFOnline, acessível através do site funchal.pt, conseguiu duplicar o número de utilizadores, atingindo os 20.000 munícipes registados entre particulares, empresas e associações, representando um crescimento de 100% em apenas um ano e de 300% desde que o atual Executivo assumiu funções na autarquia funchalense, revelou o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira.
O autarca reitera a aposta da autarquia na “transformação digital” e na “simplificação de serviços” aos munícipes. Segundo adianta, a plataforma agrega e disponibiliza 40 serviços online aos munícipes do Funchal, nomeadamente Águas, Trânsito, Apoios Sociais, Ambiente, Urbanismo, Educação, sendo hoje possível aos funchalenses consultar faturas de água, verificar pagamentos, aderir à fatura eletrónica e ao débito direto, celebrar contratos de água, efetuar requerimentos de trânsito, submeter documentos relativos a apoios sociais ou efetuar a candidatura às bolsas de estudo do ensino superior. Recentemente, foi introduzido o procedimento relativo à taxa turística municipal, além da submissão online dos apoios ao arrendamento e medicamentos.
No total, no último ano foram solicitados mais de 23.000 serviços online só nesta plataforma, um aumento de 43% em relação ao período homólogo anterior, com mais de 200.000 acessos/logins registados até outubro, um crescimento de mais de 70%, números que atestam bem a utilidade desta plataforma e a sua alargada utilização por parte dos munícipes, informou o autarca.
A par destes serviços desmaterializados, Bruno Pereira relembra que o CMFonline inclui ainda o mapa infomobilidade.funchal.pt com a informação atualizada dos condicionamentos de trânsito na cidade, além do registo de ocorrências no funchal alerta e um serviço de webchat para atendimento em horário alargado das 8h às 22h todos os dias da semana.
Sendo a modernização administrativa absolutamente fundamental na estratégia atual da CMF, o vice-presidente da autarquia ressalva que o CMFonline foi totalmente desenvolvido por colaboradores da autarquia, mais concretamente da Divisão de Sistemas de Informação, sendo apontada como modelo e exemplo de boas práticas no setor público a nível nacional e tendo sido um dos eixos fundamentais para a recente conquista do Prémio Smart Cities – António Almeida Henriques 2024, na categoria “Transformação Digital”, no âmbito da estratégia associada aos territórios inteligentes a partir do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma.
Bruno Pereira destaca o facto de quase 80% das interações diárias dos funchalenses serem feitas por via não presencial, para a qual muito tem contribuído a estratégia definida: serviços multicanais suportados por plataformas digitais simples e eficazes na ótica do munícipe, conjugados com uma alargada disponibilidade de atendimento todos os dias da semana 08h-22h (contact center e web-chat).
De salientar que a autarquia do Funchal é a única da RAM a funcionar nesta lógica multicanal de forma tão abrangente e disponível.