Abertura da Conferência das Migrações – “Políticas de Integração”: Funchal inova com micro-site da Unidade da Diáspora e Migrações
Portal digital permitirá maior conectividade com a comunidade migrante
No âmbito da Semana da Interculturalidade, promovida pela EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, a Câmara Municipal do Funchal associou-se, pela primeira vez, à iniciativa, através da realização da Conferência das Migrações- “Políticas de Integração”, que decorreu na Sala da Assembleia Municipal.
Na ocasião, a vereadora com o pelouro da Diáspora e Migrações, Ana Bracamonte, começou por sublinhar o compromisso estratégico e inovador do Município na integração e acolhimento da população migrante residente na cidade. “O Funchal é uma cidade que acolhe, que celebra a diversidade e que reconhece e valoriza a importância destas pessoas”, afirmou.
Neste âmbito, a vereadora salientou que, para além da medida já pioneira, a nível autárquico, da criação da Unidade da Diáspora e das Migrações, o executivo será responsável por apresentar um novo micro-site da Unidade da Diáspora e Migrações, integrado na página oficial da Câmara Municipal do Funchal (www.funchal.pt).
Este portal digital, acessível a várias línguas, visa promover o diálogo entre a comunidade migrante, a diáspora e o município. Como explicou a autarca “Este espaço digital tem como objetivo partilhar a nossa atividade, manter as nossas iniciativas conectadas com a diáspora e dar voz às histórias que nos unem, construindo um futuro onde ninguém fique para trás.”
A vereadora anunciou ainda a realização do primeiro Estudo Diagnóstico da População Migrante na Região, mais uma iniciativa inédita da autarquia, com o objetivo de recolher dados concretos sobre as condições socioeconómicas e culturais dos imigrantes e emigrantes retornados residentes no Funchal. “Atualmente, cerca de 7 mil cidadãos estrangeiros residem no Funchal. Queremos mapear necessidades reais, identificar barreiras e definir políticas públicas eficazes com base em dados concretos, não apenas em percepções”, destacou.
A estratégia municipal aposta numa abordagem integrada e participativa, envolvendo associações, empresas e cidadãos na construção de respostas eficazes. Entre as iniciativas destacam-se eventos multiculturais, ações de formação em língua portuguesa, programas de apoio à inserção laboral e o fortalecimento das redes de apoio social.
Estas ações refletem o compromisso contínuo da Câmara Municipal do Funchal com a inclusão migratória e promoção de uma cidade solidária e culturalmente enriquecedora, posicionando-se na vanguarda das práticas municipais integradoras.