13 Candidaturas ao Prémio Literário – Edmundo Bettencourt 2022, que mantém o mesmo júri
O prazo de entrega das candidaturas para o Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt já terminou. No total, o Município do Funchal recebeu treze candidaturas, mais quatro do que o ano anterior.
Este prémio, de caráter anual, no valor de 3.000 mil euros, tem como objetivo genérico promover a produção de originais de língua portuguesa, incentivar o gosto pela criação de textos literários e divulgar o nome do autor madeirense Edmundo Bettencourt, sendo também revelador da importância que o Município do Funchal dá não só literatura enquanto arte, mas também enquanto atividade de desenvolvimento cultural e cívico. A iniciativa pretende promover a produção de textos literários originais em língua portuguesa, de qualquer género literário.
Refira-se que a anterior edição do Prémio Literário Edmundo Bettencourt, a 14ª no teve como vencedor Davide Drumond Freitas de Almada, com a obra “Não se entra duas vezes no mesmo rio”, tendo ainda havido uma menção honrosa para a obra “As Marionetas”, de Eduardo Quina.
O júri transita do ano anterior, a convite da Câmara Municipal do Funchal, sendo composto por quatro personalidades do mundo literário e cultural de Língua Portuguesa: Nelson Veríssimo, Professor Doutor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa); Leonor Coelho, Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas e do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares da UMa; Helena Rebelo, Diretora do Mestrado em Estudos Regionais e Locais da UMa; Luísa Paolinelli, membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e coordenadora do Polo CLEPUL/Universidade da Madeira. Em representação da Câmara Municipal do Funchal – Departamento de Cultura estará a Dra. Sandra Nóbrega.