Apresentação da 47ª Feira do Livro
A 47ª Edição da Feira do Livro realiza-se entre os dias 12 e 21 de Novembro voltando à Placa Central da Avenida Arriaga, entre as 10:00 e as 21:00. O evento foi apresentado esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, que reafirmou que a aposta na cultura é para continuar no futuro.
Pedro Calado elogiou a organização por ter preparado uma programação diversificada e aberta ao universo de fora da Região o que eleva o nome da cidade do Funchal além-fronteiras, salientando ainda o «orçamento digno» para este evento cultural, sendo a cultura uma aposta que o autarca quer fazer crescer no futuro uma vez que «a educação passa muito pela cultura».
A edição deste ano preparou uma homenagem ao escritor José Saramago, que coincide com o aniversario do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, que completaria 99 anos no próximo dia 16 de Novembro. O Funchal será uma das primeiras cidades a associar-se às Comemorações do Centenário de José Saramago.
De acordo com o programa, haverá lugar a uma conversa sobre o escritor, que juntará Violante Matos Saramago e Carlos Reis, o responsável nacional pela programação das comemorações do centenário do autor , que faleceu aos 87 anos, a 18 de Junho de 2010.
Além das iniciativas ligadas a José Saramago, a organização também se preocupou com os autores regionais e com o apoio na edição dos seus livros. O evento irá contar com a presença de 48 escritores , 18 apresentações de livros, sendo 4 editados e apoiados pela CMF, no valor de 6 mil euros.
Destaque de autores presentes: João Garcia Miguel, Carlos Reis, o editor Zeferino Coelho, Vítor Sousa, Irene Lucília Andrade, Sandro Nóbrega, Nuno Costa Santos, Ângela Almeida, Ana Salgueiro, José Luís Rodrigues.
A Feira do Livro apresenta igualmente uma estreia, um conto musicado a partir da obra ‘O conto da Ilha Desconhecida’, composto por Sérgio Azevedo e interpretado pela Orquestra Académica da Madeira, numa coprodução com a CMF.
A Feira incluirá também 16 concertos, sendo um deles em residência artística. Destaque para a Orquestra de Jazz do Funchal, um artista e compositor madeirense Gonçalo Caboz, The Black Dog Blues Band e também os já conhecidos Camané e Mário Laginha e Luís Represas. No dia 16 de Novembro está agendada a estreia na Madeira da artista Bárbara Tinoco .
Na apresentação da Feira do Livro, Pedro Calado voltou a garantir que a partir de 2022 terá lugar no Funchal, a Bienal Internacional de Arte. Um evento que divulgará a arte e artistas da Região e do Continente, mas também do Mundo, aproveitando a geminação do Funchal com 16 cidades mundiais. «Queremos colocar o nome da cidade do Funchal, no roteiro das melhores cidades culturais, a nível Internacional»”, referiu.