Funchal assinala Semana da Árvore e da Floresta de 14 a 21 de março
O Município do Funchal assinala, este ano, no Parque Ecológico, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional da Floresta, com uma semana de atividades de sensibilização, diversão e contacto com a natureza, para todas as idades, entre os dias 14 e 21 de março.
Está estimada a presença de cerca de 700 participantes de várias escolas e instituições da Região Autónoma da Madeira.
A CMF pretende que os participantes – cerca de 700 de várias escolas e instituições da Região Autónoma da Madeira – fiquem a conhecer o ecossistema florestal do Funchal, através de jogos lúdicos e pedagógicos, onde serão privilegiadas atividades de laboratório, estações didáticas, plantação de espécies nativas e percursos pedestres.
No dia 19, como forma de assinalar o Dia do Pai, está prevista a realização de atividades de plantação, privilegiando a relação entre pais e filhos.
Contos e canções dinâmicas terão lugar no auditório do Centro de Receção do Parque Ecológico, para sensibilizar e cativar os participantes mais novos do pré-escolar, juntando a diversão à descoberta do ecossistema florestal. Para os mais audazes, realizam-se percursos de orientação pedestres, permitindo o contacto direto com a natureza e a promoção da atividade física.
No dia 20 de março, domingo, há uma atividade aberta ao público, denominada “Uma Aventura pela Floresta”, dirigida a grupos familiares que vão ser desafiados a realizar um percurso de orientação pedestre para descoberta da biodiversidade florestal, culminando com a plantação de uma espécie nativa.
Estas iniciativas reforçam, no entender da Câmara Municipal do Funchal, a importância que o Município confere à componente das Alterações Climáticas, Sustentabilidade e da Literacia Ambiental.