Câmara Municipal do Funchal prepara protocolo com o Teatro Nacional São João
Pedro Calado quer que o Funchal tenha ligações, na Cultura, com o Teatro Nacional Dona Maria, Companhia Nacional de Bailado, Teatro Nacional São Carlos e Teatro Nacional São João.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, recebeu, na semana passada, o Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João, Pedro Sobrado e o Diretor Artístico da mesma instituição, Nuno Cardoso, com o objetivo de definir, a partir de 2023, um protocolo de cooperação cultural, que permitirá às duas instituições a realização de ações conjuntas no âmbito da produção e exibição de artes cénicas, a formação de profissionais e a realização de atividades de pesquisa e investigação.
Esta reunião incluiu uma visita ao novo Centro Cultural do Funchal, projeto, orçado em cerca de 5 milhões de euros e comparticipado em 4,5 milhões pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de cimentar uma relação institucional, apostando na circulação e oferta de uma programação de qualidade, permitindo aos públicos da cidade do Funchal usufruir de um repertório essencial do teatro contemporâneo e clássico.
Note-se, como explica o Presidente da Câmara do Funchal, que detém o pelouro da cultura, que «há mais de 15 anos que o Teatro Nacional São João não tinha qualquer relação com o Funchal».
Pedro Calado acrescenta ainda que que é intenção do Município do Funchal «estabelecer relações consolidadas com o Teatro Nacional D. Maria, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional São Carlos e também com o Teatro Nacional São João, por serem as instituições governamentais de referência cultural».
Desta reunião, «ficou acordado o compromisso de trabalhar na realização de um protocolo que permita a realização de intercâmbios visando a qualificação de recursos humanos do Teatro Municipal Baltazar Dias e do Novo Centro Cultural do Funchal, a qualificação de artistas e agentes culturais», remata o Presidente da Câmara Municipal do Funchal.