A Câmara Municipal do Funchal abre as candidaturas para Prémio Literário Edmundo Bettencourt
Para 2025, prémio será de 5.000 euros
De carácter anual, este prémio, tem como propósito de fomentar o gosto pela criação de textos literários, incentivar a produção de originais da língua portuguesa e promover o nome do Edmundo Bettencourt, sendo também revelador da importância que o Município do Funchal dá, não só a literatura enquanto arte, mas também atividade de desenvolvimento cultural e cívico. A apresentação de candidaturas decorre desde terça-feira, 2 de janeiro, a 31 de março de 2024 e está aberto a todos os géneros literários.
Anualmente, o concurso tem aumentado o interesse por parte da comunidade sendo que o número de candidaturas tem aumentado significativamente, de 13 obras a concurso em 2022 para o quadruplo, com a submissão de 50 obras em 2023.
Este ano, pelo interesse já demonstrado, é esperado que a adesão seja ainda maior, englobando concorrentes regionais, nacionais e até internacionais, demonstrando a atenção que o Prémio tem gerado junto do público leitor e de toda a comunidade de escritores de língua portuguesa.
A nomeação do júri responsável pela avaliação das obras a concurso deverá decorrer durante o mês de janeiro. O prémio tem o valor de 3.000 euros e garante ainda a publicação da obra vencedora.
Em 2023, a vencedora foi Nicole Collet, autora brasileira com a obra “As desventurosas aventuras de Apollinaire, o gato filósofo” e a obra “Antes que a cidade morra” do madeirense Deodato Rodrigues recebeu uma menção honrosa. Ambas as obras serão apresentadas na próxima edição da Feira do Livro, no mês de março.
Para mais informações e acesso ao regulamento, consulte o site: https://cultura.funchal.pt/premio-literario-edmundo…/ ou enviar e-mail para premioliterariofunchal@funchal.pt.
A pensar já na edição de 2025, durante este ano, o Prémio Literário Edmundo Bettencourt terá uma revisão do regulamento com algumas alterações permitindo uma maior informatização na entrega das candidaturas, assim como uma majoração no Prémio Literário, para o valor dos 5.000 euros, reforçando a importância da criação literária