A Câmara Municipal do Funchal passa a integrar a rede de cidades do “Proinfância”, numa parceria com a Fundação La Caixa: ASA vai implementar e gerir o projecto
A Câmara Municipal do Funchal e a Fundação “La Caixa” irão assinar um acordo de colaboração que pretende apoiar as famílias que vivem em situação de maior vulnerabilidade social para lhes oferecer um futuro cheio de oportunidades. Trata-se do programa Proinfância, desenvolvido pela Fundação La Caixa com o objetivo de quebrar o ciclo transgeracional de pobreza que se transmite de pais para filhos, e de oferecer, aos mais jovens, oportunidades de futuro.
O Município do Funchal assume assim o compromisso, no âmbito da sua ação de apoio à infância, desempenhando um papel de articulação entre os parceiros públicos e privados para a implementação de um plano de ação social, investindo também na prevenção.
A entidade coordenadora selecionada em concurso para gerir e implementar o programa será a ASA, uma associação sem fins lucrativos e IPSS que desenvolve trabalho de cariz social com vista à criação de melhores condições de vida para as famílias mais vulneráveis. Será responsável por coordenar a rede que integra a Associação Grandes Azuis, a Casa do Povo do Monte e o Agrupamento de Escoteiros de Portugal.
Estas crianças e famílias terão acesso a serviços e bens suplementares de forma gratuita, nomeadamente reforço educativo, educação não formal e tempos livres, apoio educativo familiar, apoio psicoterapêutico individual e familiar, sendo que, em circunstâncias normais, seria muito mais difícil acederem a estes apoios por conta própria.
O programa “Proinfância”, da responsabilidade da Fundação “La Caixa” surge com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências sociais e educativas das crianças e jovens e das suas famílias, de forma a melhorar a sua integração social e autonomia em contexto familiar, escolar e social. Visa ainda desenvolver e implementar um modelo integral de ação social e educativa que contribua para melhorar as oportunidades de desenvolvimento das crianças e jovens e das suas famílias e, por fim, pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para a erradicação das desigualdades sociais, preditoras de uma maior exclusão social destas pessoas.
A CMF valoriza este tipo de parcerias por irem ao encontro da sua política de ação. O Funchal, enquanto membro da Rede Portuguesa de Cidades Educadoras e Cidade Amigas das Crianças, promove programas e a criação de planos que defendam os direitos das crianças e desenvolvam práticas inclusivas e em prol do desenvolvimento dos seus munícipes. Pelo que, passa a integrar a rede de cidades do “Proinfância”, numa parceria com a Fundação La Caixa.
“Este não será um projeto de apenas 6 meses ou um ano. A sua vertente sustentável, irá permitir a integração de especialistas que irão acompanhar estas crianças e respetivas famílias ao longo do seu processo de desenvolvimento enquanto necessitarem, o que poderá levar anos”, refere a vereadora com o pelouro da Saúde, Educação e Social, Helena Leal.
A Fundação “La Caixa” inclui entre os elementos do seu objeto fomentar o desenvolvimento de projetos sociais e melhorar as condições de vida das pessoas através do desenvolvimento de programas próprios ou em cooperação com instituições públicas e privadas.”