A mulher contemporânea
É inaceitável qualquer discriminação do Ser Humano, logo da mulher, do homem e de qualquer membro da comunidade LGBTI.
É inaceitável segmentar em categorias de maior ou menor: respeito, inteligência, profissionalismo. Enfim, categorias de maior ou menor dignidade.
E cabe também às mulheres, individualmente e coletivamente, de forma serena, mas seguramente assertiva, se afirmarem na sociedade.
Como Vice-Presidente da CMF, garanto-vos que não permitirei qualquer tratamento violador dos direitos das mulheres que trabalham nesta Autarquia. Mas também terei a mesma atitude para com qualquer homem que nos honre com o seu estatuto de trabalhador.
Este posicionamento é a forma de estar do executivo camarário, que integra e não discrimina, que valoriza e não menospreza, seja quem for. Apenas tenho a honra de ser a porta-voz.
Mas, se assim é nos dias de hoje, sabemos que historicamente foi um longo percurso e, infelizmente, nos nossos dias, há Estados que permitem a mutilação sexual feminina, casamentos arranjados, proibição de acesso à educação.
Exemplos destes são violações grosseiras de direitos humanos fundamentais e não (apenas) de mulheres. Por isso exigem uma posição estratégica, concertada e internacional, com maior intervenção da ONU.
A violência sexual, emocional, física, ou de qualquer natureza são crimes. Mas só o são se forem feitos contra as mulheres?
Que este dia internacional seja celebrado sem paternalismos e sem querermos que nós equiparem a patamares masculinos.
Eu, pelo menos, não dispenso a mesma igualdade nos outros 364 dias do ano!
E é neste contexto que dou os parabéns às trabalhadoras da CMF que ocupam diversas funções. Por ex: recolha do lixo, bombeiras, cultura, águas, administrativas e que muito nos honram porque trabalham e convivem diariamente com todos os seus pares.
Parabenizo também as munícipes do Funchal e desejo que todas pugnem pelo seu sólido trajeto profissional, cultural e pessoal, conciliando com harmonia a vida familiar.
Parabéns a todas mulheres do mundo e que honremos as conquistas e o legado de tantas que marcaram (e marcam) a história. Por ex: Marie Curie, Joana d’Arc, Frida Kahlo, Margaret Tatcher, Madre Teresa de Calcutá, Sophia de Mello Breyner, Simone Veil, entre tantas outras.
Que o Ser Humano seja livre de contribuir para a sociedade e conquiste a felicidade, optando pela vida pessoal, familiar, profissional que entender prosseguir, em liberdade, e com respeito por todos os demais.
Cristina Pedra
Vice-presidente da CMF
Pelouros:
Economia
Apoio ao Investimento e Fundos Comunitários
Finanças
Mercados Municipais
Turismo
Recursos Humanos
Modernização Administrativa e Informática
Auditoria Interna
Fiscalização Municipal