Abertura da 3.ª edição do Fórum de Emprego: Bruno Pereira afirma que o crescimento económico na região tem criado novas oportunidades de emprego
Na abertura da 3.ª edição do Fórum de Emprego, que decorre de hoje até dia 4 de outubro, na Câmara Municipal do Funchal, o vice-presidente Bruno Pereira destacou que o crescimento da atividade económica na região, ano após ano, com números records, faz com que as oportunidades de emprego também cresçam exponencialmente, sobretudo depois de 2020, ao ponto de a Madeira ter de importar mão de obra. “Só não trabalha quem não quer”, afirma, adiantando que “temos um problema na mobilidade do turismo, causado pelo crescimento do setor, mas não temos na oferta de emprego, apesar da falta de pessoal”, salientou.
O autarca acredita que o aumento do envelope financeiro para a Madeira, no âmbito do quadro comunitário 2021-2027, que é muito superior ao que era, permite mais oportunidades para a formação profissional. O vice-presidente reconhece que “temos um caminho a percorrer, sobretudo, no desemprego de longa duração, e que considera estar relacionado com a falta de formação, apontando neste caso para os jovens que nem estão a trabalhar, nem têm uma formação em curso, sendo esta uma oportunidade para o fazerem.
O Fórum Emprego, iniciativa dinamizada pela autarquia do Funchal, tem como objetivo aproximar o tecido empresarial e potenciais candidatos a emprego proporcionando, dessa forma, um espaço de convergência entre a oferta e a procura no âmbito laboral.
Com a presente iniciativa, a Autarquia do Funchal pretende promover a empregabilidade através de um canal de interação direta entre empregadores e potenciais candidatos a emprego, através de um contributo efetivo para se ultrapassar os atuais desafios de empregabilidade e recrutamento.
Bruno Pereira deu nota que este ano há mais três empresas presentes do que na edição anterior, sublinhando que o Fórum de Emprego foi criado tendo em linha de conta a ligação que tem com o tecido económico e pelas reações das empresas participantes.
Após a sessão de abertura, seguiu-se uma conferência na Sala da Assembleia Municipal sob a temática “Transformação Digital e o Mercado de Trabalho: Preparar para o Futuro”, moderada por Ricardo Oliveira, Diretor Geral do Diário de Notícias da Madeira e que contará com a presença de um painel de oradores convidados, de reconhecido mérito em diferentes áreas de intervenção: Ana Maria Petrucci, HR and Brand & Engagement Director da Intélcia, Sara Estudante Relvas, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto para a Qualificação, IP, RAM, Miguel Campos, CEO da Wowsystems e Carlos Soares Lopes, CEO da Startup Madeira.