Abertura do 6º Encontro Nacional de Limpeza Urbana: Cristina Pedra destaca investimentos feitos na renovação da frota e no reforço dos recursos humanos
Na abertura do 6º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que decorreu, ontem de tarde, no Centro de Congressos VidaMar Resort Hotel Madeira, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, reiterou a aposta da autarquia na “melhoria qualitativa” da limpeza urbana do Funchal.
Cristina Pedra destacou os investimentos que têm sido feitos nesta área , suprindo as necessidades “herdadas” e que de forma tão “gritante” condicionaram a “célere” implementação da estratégia do atual executivo para a cidade. A autarca referiu que só na frota do Departamento de Ambiente da Câmara do Funchal, o executivo já investiu cerca de 7 milhões de euros, a que se associa a contratação de mais 86 funcionários, em concreto 63 cantoneiros e 23 motoristas.
A tudo isto, acrescenta o “cuidado” que a autarquia tem tido em reforçar, substancialmente, as transferências financeiras para as Juntas de Freguesia, para que, “nesta tão importante matéria”, também possam elas contribuir “mais e melhor” para o que todos queremos: “Um Funchal exemplarmente limpo, que seja um orgulho para todos, sejam visitantes, sejam moradores”.
A presidente da autarquia sublinhou os números recordes do turismo na região, lembrando que é, no Funchal, onde existe a grande maioria dos hotéis (…), e onde decorrem os grandes eventos públicos, que são um cartaz internacional, atraindo muitos turistas, o que faz com que a pressão sobre a limpeza urbana da cidade seja “intensa”, havendo a necessidade de a reforçar. Nesse sentido, revelou que o Município do Funchal vai utilizar parte da receita proveniente da taxa turística, que vai passar a aplicar a partir de outubro, na limpeza urbana.
A presidente da autarquia deu nota ainda do investimento que tem sido feito na componente pedagógica e educacional da sensibilização ambiental. ”Estamos focados e a trabalhar para que o Funchal seja sempre uma referência nacional e internacional em termos de limpeza urbana, contando com a colaboração e civismo de todos para que assim aconteça”, salientou.
Por fim, manifestou o desejo que o encontro promova e fortaleça o conhecimento e a cooperação entre todos em matéria de limpeza urbana, uma vez que estão presentes oradores nacionais e internacionais, cujo conhecimento e experiência, vão enriquecer durante três dias de partilha, análise e debate, a “nossa visão” das principais tendências e boas práticas neste setor, sobretudo “soluções mais inovadoras, mais criativas e mais inteligentes”, para os principais desafios que enfrentamos nesta área.
O 6º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, promovido pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, em parceria com a autarquia do Funchal, irá decorrer até a próxima sexta-feira, este ano, sob o tema “Limpeza Urbana + Sustentável”.