Acção de informação e sensibilização da CMF assinala Dia Nacional do Dador de Sangue
O “Dia Nacional do Dador de Sangue”, que ontem se celebrou, foi, hoje, novamente, assinalado pela Câmara Municipal do Funchal, através da Divisão de Saúde e Bem-Estar com a realização de uma ação de enformação e de Sensibilização, na Sala da Assembleia Municipal, intitulada “Dê Sangue, Salve Vidas” integrando a mesma uma panóplia de intervenções sobre o assunto, contando assim, neste âmbito, com a participação do presidente da Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira (ADSRAM), enfermeiro José Marques, com a presença de uma profissional de medicina que abordou o ato de Doar Sangue numa perspetiva clínica (Joana Lucas, do Serviço de Sangue e Medicina Tranfusional do SESARAM EPERAM), com o contributo de uma nutricionista que abordará a questão da dieta alimentar antes e após a dádiva de sangue (Joana Faria) e, por último, com testemunhos, na 1ª pessoa, de alguns dadores de sangue da Região.
Nesta acção de informação e sensibilização participou a vereadora Helena Leal, que deu nota da importância desta efeméride e do acto de dar sangue.
Refira-se que, ontem e ainda neste âmbito, se realizou uma outra iniciativa. O arranque de uma campanha municipal interna de apelo à dádiva benévola de sangue (criação de uma bolsa de potenciais novos dadores) e na efetivação de dádivas propriamente ditas, por parte de alguns funcionários da CMF, a levar a cabo no Banco de Sangue do Hospital Dr. Nélio Mendonça.