ACIF e AIP tornam-se associadas do IDEASSOC – Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – Associação, da qual a CMF está associada, sendo ainda fundadora
Cristina Pedra destaca importância deste instituto
Decorre hoje a Assembleia Geral do IDEASSOC- Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica-Associação, com o objetivo de proceder à admissão de novos membros sócios, a ACIF-CCIM- Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e da AIP- Associação Industrial Portuguesa, sendo simultaneamente também Câmara de Comércio e Indústria.
A decisão da Câmara Municipal do Funchal em integrar, como associado fundador, esta Associação sem fins lucrativos, designada por IDEASSCO, com sede no CCIF-Centro Cultural e de Investigação do Funchal, foi aprovada, em reunião de Câmara, em novembro de 2022.
Segundo explica a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, a constituição desta Associação assume-se de relevante interesse público para o Município do Funchal, atento ao compromisso que tem para com a promoção da Educação, da Ciência e do Desenvolvimento, bem como contribuir para o bem-estar, a promoção de uma vida saudável e o estímulo ao envelhecimento ativo da população.
Como parte do plano de sustentabilidade do projeto Smart4Health, o IDEASSOC é a entidade responsável pela continuidade e desenvolvimento da iniciativa Madeira Digital Health and Wellbeing. Nesse contexto, promove a literacia digital junto dos cidadãos, visando melhorar a sua saúde e bem-estar. Diversas atividades são desenvolvidas, muitas de forma pública no centro do Funchal, abrangendo também a população mais sénior.
Além disso, destacou, o IDEASSOC é parceiro no projeto SmartBear, onde colabora diretamente com entidades de saúde, envolvendo 500 cidadãos num projeto piloto a nível europeu para o acompanhamento da condição de saúde de cada cidadão através de meios digitais.
O IDEASSOC também contribui ativamente para a construção de comunidades e municípios sustentáveis e a sensibilização ambiental. Nesse sentido, no âmbito da energia circular, facilitou a participação da CMF no projeto Herit4ages.
A CMF em sinergia com o IDEASSOC, coordena a instalação de painéis fotovoltaicos, baterias de armazenamento de energia e o sistema de gestão de energia associado. Este projeto inclui a instalação pioneira na Europa de um conjunto de sensores de monitorização no interior de uma casa habitacional histórica, propriedade da CMF, localizada na Zona Velha do Funchal.
A vice-presidente da autarquia do Funchal sublinha que a entrada de novos membros mostra bem o “interesse” das empresas, quer sejam da esfera local quer sejam do país, em integrar o IDEASSOC.