Altares de São João com investimento de 47 mil euros
Edição de 2023 terá marchas solidárias e mais um dia de festa
Foram hoje apresentados, na Nau Sem Rumo, a edição deste ano dos Altares de São João. «Um investimento de 47 mil euros», como referiu a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal na ocasião, sublinhando que este é um evento que incentiva o comércio e a economia, tendo ainda uma importante e «lúdica» valência sociocultural, razão pela qual, aliás, garantiu a continuidade do apoio municipal a este evento.
A animação dos Altares de São João, que decorrem entre 21 e 24 de Junho, na histórica freguesia da Sé, está garantida, até às 21:00 na quarta e quinta, sendo que, no fim-de-semana, se prolonga até à meia-noite como afirmou Cristina Pedra.
Este ano e pela primeira vez, como explicou a vereadora Helena Leal, vão haver marchas populares e solidárias, que desfilarão no “marchódromo” (Rua Dr. Fernão de Ornelas), rumo ao Mercado dos Lavradores, num total de 337 participantes e provenientes da Sociohabitafunchal, Ginásios Municipais, Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (“Garouta do Calhau”, Centro Comunitário Regional, e a Casa do Povo do Monte, num desfile que se realiza já no dia da abertura, 21, partir das 19:30.
Outra novidade na edição deste ano, além de haver mais um dia de festa, é a existência de uma photowall, com moldura dedicada aos Altares de São João e que proporcionará um concurso de fotos nas redes sociais, havendo 15 prémios, sendo que os três mais votados terão prémios especiais.
Quanto ao número de Altares de São João, 2023 terá 24 estabelecimentos decorados a preceito.