ALTERAR COMPORTAMENTOS, PROMOVER O CONSUMO SUSTENTÁVEL E A ECONOMIA CIRCULAR
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) defende alterações de comportamento da população em matéria ambiental, sensibilizando-a para a importância da reutilização dos resíduos sólidos e para a necessidade de envolver os mais novos nesta causa ambiental.
Durante a entrega de prémios aos vencedores do VI Concurso ‘Reutilizar no Natal’, que decorreu no Salão Nobre da CMF, Pedro Calado anunciou que “40% dos resíduos indiferenciados produzidos são compostáveis ou seja, podemos transformá-los em composto e utilizá-los como um fertilizante natural”. “Isto é um dado significativo, se tivermos em linha de conta que a quantidade de lixo que vamos produzindo ao longo do tempo tem vindo aumentar”, sublinha.
Pedro Calado divulgou ainda outros dados. “Os números de 2021 ainda não estão fechados, mas em relação a 2020, a percentagem de resíduos recicláveis produzidos rondou os 16%, equivalente a 9.840 toneladas. O tratamento de lixos indiferenciados foi na ordem das 40.630 toneladas, representado 67%. Isto é um número muito elevado, daí estarmos aqui a sensibilizar a população para a importância da reutilização. Em termos de recolha seletiva os números apontam para as 16.346 toneladas, representando 27%”, anunciou.
Em relação ao VI Concurso ‘Reutilizar no Natal’, a iniciativa que decorreu durante o mês de dezembro, teve como principal objetivo sensibilizar os munícipes para a importância da reutilização dos resíduos urbanos e, ao mesmo tempo, apelar à criatividade de todos os participantes nesta época especial.
Para participar os concorrentes tinham que enviar para a página do Facebook Ambiente Funchal no máximo 4 fotos de uma decoração de Natal realizada com resíduos. Todas as fotos ficaram disponíveis para votação em duas categorias distintas, individual e coletiva, e o período de votação terminou a 27 de dezembro. O concurso foi um sucesso, com 19 candidatos ao prémio coletivo e 6 ao prémio individual, somando um total de mais de 2.300 “reações”.
Depois de encerradas as votações, as “reações” de todos os concorrentes foram contabilizadas e os três trabalhos com mais votos foram avaliados por um júri que decidiu que os vencedores de cada categoria seriam os seguintes:
CATEGORIA INDIVIDUAL
Vencedor: Sílvia Nunes
Prémio: uma viagem de barco para duas pessoas com estadia para 2 noites no Hotel Praia Dourada, com patrocínio da Porto Santo Line.
CATEGORIA COLETIVA
Vencedor: Escola Secundária Jaime Moniz
Prémio: cheque-prenda no valor de 150€ na Maxmat.
Os trabalhos vencedores utilizaram resíduos, tais como, pacote de alimentos líquidos, tampas de plástico, cartão, latas de metal, rolhas, lâmpadas, frascos de vidro, entre outros.