Aposta do Município do Funchal na atratividade do Comércio Local – Bairro Comercial Digital do Funchal aprovado no âmbito do PRR
Aposta do Município do Funchal na atratividade do Comércio Local
Projeto Bairro Comercial Digital do Funchal aprovado no âmbito do PRR
São mais de um milhão e cem mil euros para investimento
O Município do Funchal vê o seu projeto “Bairro Comercial Digital do Funchal” aprovado pelo IAPMEI no valor de 1.119.229,51€ financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Com este projeto, do qual o Município é líder e atua em pareceria com a Associação Comercial e Industrial do Funchal, o Município reforça a sua atuação na dinamização da baixa do Funchal, no sentido de relançar, valorizar e dinamizar a atividade das empresas funchalenses e dos negócios direcionados para o consumidor, tão fortemente afetados nos últimos anos pela crise pandémica, guerra na Ucrânia e consequente crise energética e inflacionista.
Impulsionar a atividade económica no centro da cidade é o principal objetivo deste projeto, que aposta na sustentabilidade, inovação e digitalização dos meios de venda e de suporte aos negócios, como na utilização das tecnologias emergentes e na utilização da ciência de dados que permitam aos agentes económicos percecionar as tendências a adaptar a sua atuação.
Com o desenvolvimento do projeto pretende-se paralelamente apostar na reabilitação urbanística do Bairro identificado, nas suas várias variáveis (recuperação de edificado, mobilidade, segurança. Logística, etc), melhorando o planeamento urbano-comercial e a acessibilidade da população e visitantes ao comércio local.
O projeto de Bairro Digital do Funchal irá desenvolver-se na área geográfica delimitada pelo Largo do Phelps, Rua do Ribeirinho de Baixo, Rua do Carmo, Rua Direita, Rua 31 de Janeiro, Rua Visconde de Anadia, Rua Brigadeiro Oudinot e Mercado dos Lavradores.
A Estratégia de Intervenção irá desenvolver-se em 4 eixos de intervenção:
Proximidade: Este Eixo tem como objetivo o recurso a tecnologias digitais para reduzir a distância entre o cidadão do Bairro (e turistas), os empresários/lojistas e a autarquia, com vista ao incremento do bem-estar e qualidade de vida da comunidade, da modernização dos modelos de negócio e de governação e da procura de novas oportunidades e incremento de sinergias.
Digital: O Eixo Digital tem como principal objetivo promover a transição digital dos empresários/lojistas, dos seus modelos de negócio e processos internos, novos canais de vendas e de gestão logística, bem como, a disponibilização de informação pública de forma digital. Subjacente está a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência do Bairro Comercial Digital.
Urbano: O Eixo Urbano vista a melhoria da atratividade e experiência de visitação e de consumo dos cidadãos, turistas, residentes e empresários do Bairro Comercial Digital. O Eixo visa questões infraestruturais do Bairro, da sua conectividade, informação digital pública, gestão de tráfego e fluxos.
Sustentabilidade: Este Eixo visa contribuir para a redução da pegada ecológica do Bairro Comercial Digital do Funchal. A monitorização dos índices de ruído e poluição do Bairro para ajuste de medidas por parte da Autarquia e a disponibilização de equipamentos de reverse vending nos quais os consumidores são motivados a depositarem garrafas e plástico usados/vazios e em troca, recebem uma recompensa monetária em forma de voucher que pode ser utilizado nas lojas do Bairro e nos serviços autárquicos, promovendo-se assim uma economia circular e diminuição da pegada ecológica.