Áreas de Intervenção | Ambiente
ClimAdaPT
O Município do Funchal integra a Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, rede nacional que incentiva os municípios portugueses a implementar medidas de adaptação às alterações climáticas, conforme a escritura pública de constituição assinada no dia 20 de maio de 2022, na cidade de Quarteira.
O Funchal é um dos 19 Municípios que integram esta Rede. Para além do Funchal, são signatários da escritura de constituição os municípios de Loulé, Amarante, Bragança, Mafra, Viana do Castelo, Castelo de Vide, Coruche, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Braga, Lagos, Leiria, Odemira, Castelo Branco, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca do Campo.
A Associação agora constituída tem como objetivo dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal, promovendo processos contínuos de planeamento que acompanhem o aumento da capacidade dos municípios portugueses e de outras entidades, públicas ou privadas, em incorporar esta matéria nas suas políticas públicas de atuação e nos seus instrumentos de planeamento. É afirmada, assim, a importância da escala local para o global e do trabalho em rede para a conceção e implementação de soluções de adaptação mais eficazes, eficientes e equitativas.
A Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas assume-se agora como associação de direito privado sem fins lucrativos, permitindo, através desta figura jurídica, alargar o âmbito e sua área de atuação, no sentido de incentivar os Municípios a preparar instrumentos para os desafios da adaptação e mitigação às alterações climáticas.
Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas–EMAAC Funchal
O projeto ClimAdaPT.Local teve como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal.
Para alcançar estes objetivos, foram escolhidos 26 municípios, que cumpriam com os requisitos necessários para serem selecionados:
Deste modo, o Funchal constituiu-se assim como a única cidade da Região a possuir uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas para fazer face aos desafios futuros que o clima nos colocará, enquanto sociedade e território.
No âmbito desta estratégia temos vindo a desenvolver e monitorizar ações de identificação e vulnerabilidades climáticas atuais e futuras.