Arte urbana em abrigos de paragem de autocarros no Funchal
A Câmara Municipal do Funchal promove arte urbana em abrigos de paragem de autocarros no Funchal
As obras artísticas foram realizadas nos abrigos das paragens de autocarro localizadas, no Caminho da Igreja, freguesia de Santo António e no entroncamento da Estrada Comandante Camacho de Freitas com o Caminho do Galeão, freguesia de São Roque.
Este trabalho decorre da iniciativa do núcleo da Madeira da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com o Conselho Local de Cidadãos da RAM (grupo de pessoas que vivem ou já experienciaram uma situação de vulnerabilidade social), estudantes do 1º ano do Curso de Design da Universidade da Madeira, sob orientação da Prof. Doutora Valentina Vezzani.
O Vereador Bruno Pereira , esteve no local e ficou bastante agradado com a obra que, segundo refere, é uma forma de “requalificar” os abrigos e “valorizar” o espaço público.
Na ocasião, lembrou que esta arte de rua, insere-se no âmbito da Semana da Interculturalidade.
Bruno Pereira acredita, que estas intervenções artísticas nos abrigos das paragens de autocarro, tratando-se de espaços de confluência intergeracional, vão despertar muito interesse da comunidade. “Está aqui uma tela de muitas cores, mensagens, com pessoas, com vida e com um ímpeto transformador, enquanto forma de expressão e inclusão social”, descreveu.
O autarca considera que o projeto convida-nos a dialogar criticamente sobre a diversidade e a interculturalidade, propicia o contato com uma nova experiência, o questionamento e a interação com o público.