Assembleia Municipal aprova contas consolidadas do Funchal com resultados positivos
Pedro Calado garante mais investimento e apoio à população
Em sessão ordinária da Assembleia Municipal do Funchal, que decorreu esta quarta-feira, 28 de junho, no Pavilhão do Clube Desportivo de São Roque, foi aprovada, por maioria dos deputados da coligação ‘ Funchal Sempre à Frente (PSD/CDS), a abstenção do PS, PDR, MPT, CDU e os votos contra do BE, a prestação de contas consolidadas do Município, referentes a 2022, que incorpora também as empresas municipais Frente MarFunchal e a SociohabitaFunchal. Os resultados foram positivos em cerca de 6 milhões de euros.
A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou o reajustamento que teve de ser feito nas duas empresas municipais para a excelência desse resultado. Cristina Pedra lembrou que a Frente MarFunchal apresentou um saldo positivo de100.000 euros e a SociohabitaFunchal de 18.000 euros.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, aproveitou a ocasião para fazer uma distinção entre o passado e o presente das duas empresas municipais. “O passado que a coligação ‘Confiança’ nos traz, é uma empresa falida, com um acréscimo de mais de 1 milhão de euros em custos com ordenados (…) e aquilo que hoje temos no presente é uma empresa equilibrada, reestruturada com independência financeira, o mesmo acontecendo com a SociohabitaFunchal, empresa municipal que gere um parque habitacional com 1.300 fogos, tendo efetuado obras de requalificação em conjuntos habitacionais que nunca foram feitas pelo anterior executivo”, salientou.
Pedro Calado garante trabalho no terreno do atual executivo municipal. “ Nós não estamos aqui a brincar. Deram-nos a maioria absoluta para governar a cidade e pasme-se que os senhores do PS, que tiveram 8 anos num marasmo, vêm para aqui falar do passado e não trazem uma única medida que seja efetiva para ajudar as pessoas”, apontou, garantindo que tudo o que foi prometido à população está a ser cumprido. “ Há uma estratégia de habitação, há um planeamento fiscal, há um planeamento de urbanismo e as pessoas sabem com o que é que contam (…), referiu, assegurando que a autarquia do Funchal vai continuar a trabalhar para dar apoio à população e fazer mais investimento na cidade.
Na sessão desta quarta-feira, Assembleia Municipal do Funchal aprovou ainda, por unanimidade, a alteração do orçamento do município para 2023, em virtude da contabilização de dois projetos, um deles relativo a equipamento de projeção digital de cinema e de vídeo, imagem e e tecnologia, destinado a apetrechar o Teatro Municipal Baltazar Dias, no valor de 150.000 euros, com comparticipação financeira a 100% do PPR- Plano de Recuperação e Resiliência; o outro projeto denominado ‘ UNCHAIN’ destina-se à realização de estudos de mobilidade, no valor de 193.750 euros, sendo faseado até 2025, também comparticipado a 100%, através do programa comunitário ‘Horizon Innovation Actions’.
Aprovado por unanimidade foi a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal, Grau Ouro, a seis personalidades, no dia da cidade, a 21 de agosto.