Balcão do Investidor da CMF regista mais 25% de atendimentos
Balcão do Investidor da CMF regista mais 25% de atendimentos
A política de proximidade do atual executivo da Câmara Municipal do Funchal ao tecido empresarial da cidade resultou num aumento de 25% no número de atendimentos registados no Balcão do Investidor. Essa é a convicção de Cristina Pedra, vice-presidente da autarquia, para justificar os resultados obtidos.
“O Município do Funchal, desde que a coligação Funchal Sempre à Frente assumiu a sua governação, tem apostado em políticas de proximidade com o compromisso de dar resposta aos anseios do tecido empresarial, propondo medidas que vão de encontro às necessidades identificadas pelos empresários”, refere Cristina Pedra.
Este aumento da procura pelo Balcão do Investidor, mais uma centena de atendimentos em comparação com julho e agosto de 2021, “é o resultado das sessões de esclarecimento de incentivo ao investimento que o Município do Funchal tem organizado e promovido nos últimos meses”, assegura a vice do Funchal.
Estas sessões têm estado a seu cargo, tendo, também, contado com a presença do Vereador com a pasta do Urbanismo, João Rodrigues, com a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, a ARAE e a Autoridade Tributária. De acordo com Cristina Pedra, “estas sessões de esclarecimento têm comprovado que o Executivo trabalha em equipa, envolvendo outras entidades públicas, em prol do investimento no Funchal e empenhados em apresentar soluções às fragilidades que o Balcão do Investidor tem identificado”.
A dinamização da economia local, o apoio à atividade comercial, a partilha de oportunidades de investimento, têm sido algumas das ações do Balcão do Investidor, conforme partilhado pela vice-presidente da CMF. “O Balcão do Investidor está sempre disponível para informar, acompanhar e auxiliar os empresários a tomar melhores decisões”, sublinha.
Ainda neste âmbito da ação do Balcão do Investidor, avança Cristina Pedra, “estamos a preparar um calendário de iniciativas junto do tecido empresarial, iniciativas que passam por acompanhar no terreno a aplicação dos apoios municipais, uma auscultação direta aos empresários e a apresentação de soluções para os problemas identificados”, sublinhando que ”não queremos estar nos gabinetes à espera que nos batam à porta, queremos e vamos ao encontro dos empresários, com o dinamismo e a proximidade que prometemos e que nos caracteriza”.
O Balcão do Investidor registou, também, um aumento de informações sobre os benefícios municipais para a reabilitação urbana, o registo de alojamentos locais, pedidos de microcrédito para a abertura de novos negócios, bem como oportunidades de negócio oferece o Município do Funchal a quem procura investir na cidade.
Recorde-se que decorre desde o dia 8 de julho as candidaturas aos apoios municipais “Alavancar”, de auxílio à revitalização e modernização do pequeno comércio, e “Re-Abrir”, este último de apoio à reabertura do comércio e aos novos negócios. O orçamento previsto para estes dois programas é de meio milhão de euros a fundo perdido. Os empresários podem submeter as suas candidaturas até ao fim do ano, sendo que os apoios podem encerrar ainda antes desse prazo, caso a verba seja toda aplicada.