Balcão do Investidor reforça a sua ação junto dos empresários
O Balcão do Investidor está a diversificar a sua ação junto dos empresários locais e pretende ampliar o seu âmbito, atuando de forma mais efetiva para ajudar a superar as dificuldades decorrentes do contexto pandémico. Este serviço municipal pretende, também, estimular a criação de novas empresas e fortalecer o tecido empresarial local, através da otimização dos fundos disponíveis e do apoio à empregabilidade.
Foi com este propósito que a Câmara Municipal do Funchal firmou recentemente um protocolo de colaboração institucional com o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que se consubstancia numa Via Verde entre os dois organismos. O objetivo é criar maior fluidez na comunicação, na partilha da informação e na instrução de processos de candidatura, permitindo aos empresários otimizar e aceder mais rapidamente às verbas disponíveis. O município compromete-se, assim, a fornecer no prazo de 5 dias úteis as segundas vias de licenças, certidões ou outros documentos da responsabilidade municipal, fundamentais à instrução dos processos e formalização das candidaturas.
Novas colaborações institucionais estão a ser gizadas, sempre na busca de um ambiente mais favorável à realização de investimentos, até porque o atual executivo municipal entende que com um tecido económico constituído maioritariamente por PMEs, é fundamental criar estruturas de apoio institucional pró-ativas e empenhadas em dar robustez e dimensão às empresas locais.
O Balcão do Investidor, cuja ação está centrada na revitalização do tecido económico local, preconiza ainda para o corrente ano uma maior proximidade aos empresários, através de ações de formação de caráter prático e de sessões de esclarecimento personalizadas, que serão divulgadas ao longo do ano.
As transições digital e energética são também temas que estão na agenda e tomarão a forma de apoios, cujos formatos estão em desenvolvimento.
Paralelamente, o Balcão do Investidor continuará a implementar diferentes iniciativas de estímulo ao comércio local, designadamente campanhas promocionais e um enriquecido programa de eventos para cidade.