Balcão do Investidor regista acréscimo de 25% de atendimentos
O Balcão do Investidor registou nos primeiros dois meses deste ano um acréscimo do número de atendimentos, na ordem dos 25%.
Este serviço municipal que tem por missão, informar e apoiar os investidores e empreendedores, «ganha uma nova confiabilidade para quem quer investir no Funchal», adianta Cristina Pedra.
Atualmente com uma média mensal de 150 atendimentos, o Balcão do Investidor regista, maioritariamente, pedidos de informação sobre Licenciamento de Atividades Económicas, Alojamento Local e Reabilitação urbana. De salientar que, nos dois primeiros meses do ano, houve um aumento de 80% do número de pedidos de informação sobre novos licenciamentos comerciais, quando comparado com o período homólogo.
A contribuir para este acréscimo estão ainda os pedidos de informação e o esclarecimento relacionados com a aplicabilidade das medidas de apoio à economia implementadas pelo atual executivo.
O aumento agora verificado é fruto de um conjunto de ações que têm vindo a ser implementadas pelo atual executivo, a bem da revitalização da economia.
A vice-presidente da CMF destaca o protocolo recentemente estabelecido entre a Câmara Municipal do Funchal e o IDE- IP RAM. «É uma das medidas que veio aproximar instituições e melhorar o acesso e a partilha de informação sobre os apoios e a iniciativa ‘+ Comércio Local’ que tem suscitado o interesse de muitos empresários».
Importa realçar que a ação do Balcão do Investidor não se esgota no atendimento presencial. Através da sua rede social, este serviço procura manter os investidores informados sobre os apoios e incentivos disponíveis, mas também, divulgando sugestões de apoio à gestão e informações sobre temas da atualidade, para os quais alguns empresários nem sempre estão atentos. Destaque para o conjunto de 3 cadernos temáticos, também disponíveis no site do município, que elucidam sobre as tendências para 2022, nos setores do Comércio, Empreendedorismo e Turismo.
Estes cadernos resultam de informações provenientes de diferentes fontes e visam informar os empresários e os munícipes em geral sobre as tendências ditadas por um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.
«O mercado é dinâmico e os empresários devem ser reativos e atuar por antecipação», apela a vice-presidente, Cristina Pedra, realçando que «o Balcão do Investidor está sempre disponível para informar e acompanhar, ajudando os empresários a tomar as melhores decisões e a encontrar as melhores soluções para criar, ou alavancar, o seu negócio».