BALTAZAR DIAS RECEBE A BOCA
O Teatro Municipal Baltazar Dias abre 2022 com espetáculo da Bienal de Artes Contemporâneas, a BoCa.
Este evento com a direção artística e de programação de John Romão, que já vai na quinta edição, apresenta uma programação que coloca em diálogo as artes visuais, a performance, as artes cénicas e a música. Pela primeira vez, a programação terá um evento apoiado pela Câmara Municipal do Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias, como palco de descentralização da visibilidade dos artistas e projetos.
A conferência-performance será apresentada no dia 14 de janeiro, uma criação do escritor Gonçalo M. Tavares e Os Espacialistas, criação artística que já passou pelo Teatro da Trindade (Lisboa), Teatro Rivoli (Porto), Theatro Circo (Braga) e Buenos Aires. Neste evento propõem-se criar um Laboratório de Formas de Sentir Acima da Média, a partir do tema: “Os animais e o dinheiro” com textos, imagens, gestos, objetos e espaços em permanente construção, exposição e ligação com as especificidades do espaço de palco e com o público presente.
A BoCA é a Bienal de Artes Contemporânea, financiado pelo Ministério da Cultura, que se apresenta em Lisboa, Porto, Braga e Faro, com expansão das suas atividades a outras cidades portuguesas e estrangeiras.
A Boca propõe um conceito colaborativo inédito entre instituições culturais com uma programação transversal entre campos artísticos; a sua programação contempla o desafio a artistas para criarem objetos artísticos em novos contextos do seu corpo de trabalho e em novos espaços.
Gonçalo M. Tavares é um escritor português, que tem as suas obras publicadas em 36 línguas. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro, de entre os quais destacamos o Prémio José Saramago (2005) e o Prix du Meullieur Livre Étranger (2010). Com Os Espacialistas, fez o livro “Atlas do Corpo e da Imaginação”. Por sua vez, Os Espacialistas são um projeto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações entre Arte e Arquitetura com inicio de atividade em 2008.