Bombeiros Sapadores do Funchal vão estar presentes na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa com duas equipas
“Vão representar com orgulho a cidade do Funchal”, afirma o vereador Bruno Pereira
Duas equipas de Intervenção da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal (CBSF) vão integrar o Dispositivo de Segurança e Socorro do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto.
A participação dos 10 operacionais do Funchal (7 homens e 3 mulheres), chefiados pelo Enfermeiro e Adjunto do Comando, Alberto Magno, surge no âmbito do protocolo de cooperação que já existe entre a Câmara Municipal do Funchal e a Câmara Municipal de Lisboa, que estabelece a troca de experiências – de formação e operacionais – entre as duas corporações.
Durante esta semana, estarão em permanência, em Lisboa, 6 bombeiros da Companhia, sendo que a equipa é substituída a meio da semana.
Todos eles possuem formação especializada no âmbito da emergência pré-hospitalar e no combate a incêndios urbanos e industriais.
Segundo refere o comandante da CBSF, José Minas, “será uma missão onde se pretende prestar socorro indiferenciado a quem dele precise”.
O vereador com o pelouro dos Bombeiros e Proteção Civil, Bruno Pereira, sublinha o cariz humanitário da missão e da importância que este tipo de troca de experiências operacionais tem para a “melhoria” e “qualidade” do serviço que é prestado pelos Bombeiros Sapadores do Funchal aos munícipes e visitantes.
“Esta iniciativa é bem relevante da qualidade dos nossos elementos, que ao abrigo do protocolo entre as duas corporações são convidados a participar no maior evento alguma vez realizado em Portugal”, realçou.
“Vão representar com orgulho a cidade do Funchal”, considera Bruno Pereira, que qualifica de “muito positivo” esta participação.
O autarca faz um agradecimento especial à Câmara Municipal de Lisboa, em particular, na pessoa do Comandante do RSB, Tiago Lopes, por receber e integrar a comitiva do Funchal no dispositivo de socorro que comanda.
De referir que a equipa transportará uma imagem do padroeiro dos bombeiros, São Marçal, e à qual vai procurar que seja benzida pelo Papa Francisco, imagem esta que será posteriormente integrada no acervo da CBSF.