Câmara do Funchal acolhe exposição do artista Adonis Galvão
Com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado e da vereadora Helena Leal, foi hoje inaugurada, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, a exposição” Borogodó” do artista Adonis Galvão.
A exposição individual é um tributo a João Carlos Abreu e à identidade tropicalista da ilha, bananas e flores.
Estão expostas 16 obras de pintura, em que uma parte é composta por uma série de melros-pretos onde a ave transita entre flores e frutas das Américas sobre detalhes geométricos das fachadas das casas presentes na Ilha, revelando também uma relação com os trabalhos geométricos do artista e de ligação a projetos de João Carlos Abreu na altura em que foi secretário regional do Turismo e Cultura, conforme explicação do artista.
Entre as diversas obras expostas estão dois retratos de João Carlos Abreu, um com foco na personalidade iluminada e outro que retrata o homem que sempre “cria e se recria”.
A exposição é apoiada pela Associação João Carlos Abreu, que tem por objetivo promover a formação de pessoas nas mais diversas áreas da cultura e a exposição” Borogodó” surge nesse âmbito.
João Carlos Abreu agradeceu a Autarquia do Funchal por ter aceite desde a primeira hora o desafio de acolher esta exposição.
Já a vereadora Helena Leal felicitou o artista pelo “valor e a qualidade” das obras, sublinhando que algumas delas fazem lembrar a sua infância.
A exposição está patente ao público até 17 de novembro.
Adonis Galvão nasceu no Brasil em 1972 e vive na Madeira desde 2021.
Em 2022 realizou uma exposição individual “Phoenicopteridae” na região. O artista tem formação nas áreas da comunicação social e artes visuais.
Foto: André Ferreira