Câmara do Funchal e Juntas de Freguesia colaboram na dinamização da economia
A Câmara Municipal do Funchal quer aproximar e fortalecer a relação com as juntas de freguesia, particularmente no campo da revitalização da economia, com enfoque na dinamização do comércio local.
Foi esse o propósito da reunião que a vereação da CMF manteve, recentemente, com os presidentes das dez Juntas de Freguesia do Funchal, em que a vice-presidente, Cristina Pedra, procurou dar a conhecer os instrumentos que a autarquia tem ao seu dispor, focada em melhorar a articulação com estas estruturas de poder local.
Entre os vários domínios de colaboração, esta reunião serviu para estabelecer um acesso privilegiado ao Balcão do Investidor da CMF que, através da sua equipa técnica, passa a contar com um canal direto de comunicação para as juntas de freguesia, com o objetivo de informar e apoiar as empresas locais e estimular a criação de novos investimentos.
“Este serviço municipal está apto a facultar toda a informação sobre os subsídios, incentivos e benefícios ao dispor do tecido empresarial, estando, também, habilitado a orientá-los na instrução e agilização de processo de licenciamento relativo à atividade económica”, revela Cristina Pedra.
O comércio, em particular, tem um grande peso na economia do Município, sendo um setor importante na empregabilidade. Contudo, atravessa grandes dificuldades, agravadas pela pandemia, que exigem uma ação empenhada e coordenada entre entidades. “É neste contexto que a Câmara Municipal do Funchal tem procurado atuar com grande proximidade ao tecido empresarial local, no apoio à resolução dos problemas e na alavancagem dos seus negócios”, sublinha a vice-presidente da CMF.
«Esta aproximação às juntas de freguesia, visa, precisamente, reforçar essa ação, pois estas estruturas de poder local têm um conhecimento ainda mais aprofundado das necessidades reais dos empresários locais, pelo que são parceiros estratégicos na implementação de medidas desencadeadas pelo Município, assim como, na formulação conjunta de novas medidas de apoio à economia», garante.
«Esta colaboração com as juntas no campo da revitalização da economia está no terreno e já produz efeitos concretos», sublinha a vice-presidente da autarquia.
As Juntas foram convidadas a colaborar na divulgação da iniciativa “+ Comércio Local”, cujo objetivo é incentivar o consumo no comércio. Com 159 estabelecimentos aderentes, esta iniciativa, em apenas um mês, já gerou o movimento de cerca de 800 mil euros, a avaliar pelo número de 39 mil cupões já fornecidos às lojas.
A CMF recorda que o primeiro sorteio dos cupões entregues pelos lojistas aos seus clientes, terá lugar na última sexta-feira de março e repetir-se-á na última sexta-feira dos meses de abril e maio. Os 20 vencedores receberão um prémio de 250€, valor que volta a ser empregue nas lojas aderentes. A Câmara do Funchal reforça o convite aos lojistas do comércio a retalho e dos serviços abrangidos, a aderir à iniciativa, cujo formulário e informação de interesse encontra-se disponível no site oficial do município, em www.funchal.pt.