Câmara do Funchal participou no maior evento nacional sobre tecnologias wireless
As principais tendências das tecnologias sem fios subiram ao palco do Centro de Congressos de Aveiro, no passado dia 21 de junho, em mais uma edição do Wireless Meeting 2022, o maior evento realizado em Portugal sobre tecnologias wireless.
A Câmara Municipal do Funchal, através do seu Departamento de Sistemas de Informação e Novas Tecnologias, participou no painel subordinado ao tema das Smart Cities, com uma apresentação da estratégia, atualmente em curso na cidade, ao nível do alargamento da rede wireless e de fibra ótica, juntamente com a implementação de uma rede multidisciplinar de sensores, cujos dados, até final do ano, irão confluir, para serem monitorizados, em tempo real, no CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, na antiga Escola das Quebradas, em Santa Rita.
“A autarquia do Funchal tem vindo a trabalhar para assegurar que a capital madeirense se torne cada vez mais inteligente, de modo a garantir a sua sustentabilidade, ancorada na rapidez e eficácia de resposta, bem como na pro-atividade e previsibilidade de eventos, apostando, assim, no planeamento e em delinear políticas mais conscientes e informadas para a cidade”, explica César Rosa, Diretor do Departamento de Sistemas de Informação e Novas Tecnologias da CMF.
Sendo um fator crucial para a implementação de uma smart city a criação de uma infraestrutura de base que suporte todas as soluções, “a infraestrutura atual da cidade do Funchal já inclui fibra ótica, uma rede LoRaWAN, que permite comunicação de longa distância, com baixo consumo de energia, para receber todo o tipo de informação de diferentes sensores, e uma rede wi-fi para acesso livre na cidade do Funchal e para ligação entre os cerca de 20 espaços remotos onde funcionam vários serviços municipais, sem custos mensais adicionais para a autarquia”, revela César Rosa.
Segundo o Diretor do Departamento de Sistemas de Informação e Novas Tecnologias da CMF, “com base nesta infraestrutura instalada, será possível implementar grandes projetos como os contadores automáticos de tráfego automóvel, com 29 câmaras, estando já 18 em funcionamento, utilizando a rede própria de fibra ótica da cidade”. Esta rede servirá, muito brevemente, para a concretização do projeto de videovigilância da Cidade do Funchal.
Soluções inteligentes ao serviço da população
Ao nível dos serviços do município, o Funchal tem tido a preocupação de encontrar soluções cada vez mais inteligentes, que permitam à autarquia ter uma visão mais integrada das necessidades dos munícipes e visitantes, otimizando dessa forma soluções mais ágeis e eficazes.
Recorde-se que, atualmente, o Município do Funchal já possui um centro de contacto e de atendimento multicanal ao serviço dos munícipes, integrado no CIGMA, que passa não só pelo atendimento telefónico em horário alargado, das 08h às 22h, todos os dias da semana, mas, também, pela gestão de todas as solicitações não presenciais que chegam através das plataformas digitais do município, de que são exemplo o Funchal Alerta ou a mais nova e inovadora plataforma de serviços online – CMFONLINE. Recentemente, foi incluído um serviço de web-chat (no mesmo horário alargado, todos os dias) para comunicação imediata com os munícipes, facilitando significativamente o acesso às informações e aos serviços.
Em relação ao Wireless Meeting 2022, que decorreu em Aveiro, foram vários os temas em destaque no encontro, nomeadamente, wi-fi 6E, aplicações 5G, ondas milimétricas, cidades inteligentes, o futuro da infraestrutura IP ou a segurança e sistemas de localização, em tempo real, nas Indústrias IoT.
O encontro incluiu, também, a realização de três workshops – o primeiro dedicado ao uso de tecnologias de última geração em campus universitários, o segundo centrado nos sistemas de localização na Saúde e, por fim, o terceiro, sobre monitorização remota de águas.