Câmara do Funchal quer nova dinâmica no Mercado da Penteada
No âmbito do Dia Nacional do Empresário, que ontem se comemorou, a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, acompanhada pelos dez presidentes de Junta de Freguesia, visitou o Mercado da Penteada.
Esta iniciativa visou “dar os parabéns” aos empresários, pois, como explicou Cristina Pedra, “têm tido grandes dificuldades no pagamento de rendas, nas moratórias, que agora chegam ao término, em conseguir conquistar clientes e até manter os que tinham” devido ao contexto pandémico em que, presentemente, se vive.
De acordo com a vice-presidente da CMF e segundo os dados estatísticos de um inquérito realizado pela autarquia, 43% dos empresários funchalenses nunca aproveitaram quaisquer fundos, regionais, nacionais ou comunitários.
Esta situação, adiantou a autarca, faz com que a CMF tenha de estar “alerta” para ser proactiva e ajudar os empresários, nomeadamente identificando “os meios de reação” e de “rendimentos” que os possam ajudar a avançar.
Presentemente, o Funchal tem 51.000 postos de trabalho, sendo destes 15.000 em estabelecimentos comerciais, o que revela a dinâmica do tecido empresarial privado, notou a vice-presidente da CMF.
Quanto ao Mercado da Penteada (e ao dos Lavradores, que ontem comemorou o 81º aniversário), a vice-presidente informou que a equipa de mercados da autarquia “vai ser alargada”, já que é objetivo da autarquia fazer com que aquele mercado tenha o mesmo valor e imagem que este.
Nesse sentido, referiu o investimento que têm sido feito no Mercado da Penteada, em concreto com a aquisição de equipamentos que permitem melhores condições aos funcionários da infraestrutura, mas também melhores condições de limpeza e ainda melhor capacidade de cuidar das sebes que o circundam, proporcionando também melhores condições a quem exerce a sua atividade empresarial.
O objetivo destes melhoramentos e dos investimentos que a autarquia vai continuar a fazer, bem como a dinâmica que pretende implementar, querendo que todas as lojas estejam ocupadas, visa que o mercado seja cada vez “mais apetecível e agradável” aos seus clientes e frequentadores.