Câmara do Funchal reforça apoio às juntas de freguesia em 23%
Na Reunião de Câmara desta quinta-feira será discutida e aprovada a minuta dos contatos interadministrativos a celebrar entre o Município do Funchal e as dez freguesias do concelho.
Estes novos contratos vêm reforçar a decentralização administrativa, aumentando as competências das juntas em diversas áreas, nomeadamente na gestão dos espaços verdes (mais 4.000 m2), na limpeza das vias e espaços públicos (mais 87 Km), e no apoio social à comunidade.
“Este aumento das competências tem vindo a ser acompanhado do correspondente reforço financeiro”, defende o vereador Bruno Pereira, sendo que as verbas transferidas para as freguesias foram de 1,7 milhões de euros em 2022; 2,2 milhões em 2023, com o atual executivo a propor agora 2,7 milhões para 2024, representando um amento de 23% face ao ano anterior.
“Acreditamos que a política de proximidade é mais efetiva, garantindo agilidade, celeridade e prontidão no apoio às populações”, adianta Bruno Pereira. “Por essa razão, temos transferido competências e responsabilidades para as juntas, mas com o devido acompanhamento financeiro.
Acho que ganhamos todos, autarcas e população, porque as juntas estão certamente mais próximas das realidades locais, não só as identificando, mas, principalmente, ajudando a encontrar as melhores soluções, para benefício da população”, acredita o vereador da Câmara Municipal do Funchal.