Câmara do Funchal retira pré-fabricado da Avenida do Mar
Postos de Turismo da autarquia continuam no Mercado dos Lavradores e no Monte.
A Câmara Municipal do Funchal retira da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses o posto municipal de turismo.
Este posto, que resultou da adaptação de uma estrutura pré-fabricada existente nos armazéns da autarquia e que, inclusivamente, chegou a ser usado, em eventos, das celebrações do Funchal 500 anos, tem estado encerrado desde que começou a pandemia.
A decisão da autarquia sustenta-se, não só pela existência de dois outros espaços, com muito melhores condições, que continuarão a funcionar com a valência de “posto de turismo”, nomeadamente o posto de turismo do mercado dos lavradores e o centro interpretativo do caminho de ferro do monte mas também pelo facto de ser uma estrutura pré-fabricada, que mesmo tendo sido alvo de adaptações e sucessivas intervenções ao longo dos anos, não foi possível criar as melhores e desejáveis condições de segurança e conforto para funcionários e turistas, dando como exemplo a falta de wc e ponto de água.
Como realça a vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra, «a zona onde se encontra o posto de turismo da avenida do mar, é uma zona muito nobre da cidade, um passeio público “marítimo”, para fruição dos munícipes e turistas», sendo também «bastante limitativa do ponto de vista urbanístico a implementação de outras soluções arquitectonicamente com muito mais volume».
Quanto aos outros dois “postos de turismo” existentes e a funcionar, refira-se que, durante o mês de outubro, o Centro Interpretativo do Caminho de Ferro do Monte rececionou cerca de 494 pessoas, o que se traduz numa média de 21 pessoas por dia, aproximadamente. no total, desde 24 de junho de 2021, data da inauguração do espaço, até ao dia 31 de outubro de 2021 foram atendidos cerca de 1902 turistas/visitantes, sendo que maioria dos visitantes são residentes locais, curiosos em conhecer o espaço e a nova exposição, apesar de se estar a registar também uma crescente procura por turistas.
Já o do Mercado dos Lavradores, durante o mês de outubro, rececionou cerca de 3039 pessoas, o que se traduz numa média de 69 pessoas por dia, aproximadamente. no total, desde 28 de setembro de 2020 a 31 de outubro de 2021, atendemos cerca de 11566 turistas/visitantes, sendo que, sua maioria, os inquiridos vieram do Reino Unido (36%), França (20%), Alemanha (18%).