Câmara Municipal do Funchal associa-se pela primeira vez ao “5º Monte do Imperador”
Pedro Calado destaca importância cultural, histórica e religiosa, do evento
Pela primeira vez, em cinco edições, a Câmara Municipal do Funchal associou-se ao evento “5º Monte do Imperador”, organizado pela Junta de Freguesia do Monte e que, nesta edição, se integra no vasto programa comemorativo do Centenário do Falecimento do Beato Carlos, Imperador da Áustria, Rei da Hungria, facto destacado pelo presidente da autarquia, Pedro Calado, mas também pela presidente da Junta, Idalina Silva.
Na apresentação do “5 Monte do Imperador”, que decorreu hoje à tarde, na Quinta das Pedras, Pedro Calado destaca a importância deste evento quer para o Monte, quer para o Funchal e para a Região. «Nós, CMF, aos associarmo-nos a estas celebrações, queremos aproveitar para fazer várias. Para além de enaltecer o homem, Beato, Carlos de Áustria, também vamos aproveitar para tirar partido das memórias e riquíssimo património que a Freguesia do Monte tem. Queremos fazer uma associação entre a cultura, religião, o património histórico, tudo o que contribui para enriquecer a nossa cidade».
Pedro Calado reiterou que a próxima edição da Feira do Livro do Funchal irá incluir, na sua programação, «um pouco da história e vida» de Carlos de Áustria, o que acontece, «pela primeira vez, consoante frisou.
O autarca aproveitou igualmente a apresentação para realçar «a coragem que o Governo Regional teve para a recuperação da Quinta do Imperador. Um trabalho magnífico que já começou», enaltecendo igualmente «o trabalho» que a Junta de Freguesia do Monte está a efectuar na recuperação da sua história e identidade, envolvendo, neste projecto, «as forças vivas» do Monte.
Nesse sentido, adiantou que «é, com certeza, o início de um cortejo etnográfico» que vai perdurar e marcar «o turismo e a cultura da Região», mostrando ainda toda a disponibilidade da autarquia para que o evento se torne ainda mais rico e mais conhecido.
A finalizar, Pedro Calado agradeceu, igualmente, «o envolvimento da Paróquia do Monte» no “5º Monte do Imperador”.
Refira-se que o “5º Monte do Imperador”, que iria realizar-se a 03 de Abril foi adiado para 22 de Maio, por questões climatéricas, no mesmo horário, entre as 14:00 e as 17:30
O “5º Monte do Imperador” inclui entre outras actividades, quadros vivos de 1920, cortejo etnográfico com saída da Quinta da Pera e ainda um concerto pela Banda Municipal do Funchal “os Artistas”, que se realizará no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte.