Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos arrancou na Sé, São Roque e em Santa Luzia
Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos arrancou na Sé, São Roque e em Santa Luzia
São Gonçalo e Imaculado Coração de Maria são as freguesias que se seguem
Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos arrancou na Sé, São Roque e em Santa Luzia
São Gonçalo e Imaculado Coração de Maria são as freguesias que se seguem
A vereadora Nádia Coelho, que detém o pelouro do Ambiente e Causa Animal, entre outros, esteve, na passada sexta de tarde, presente no arranque da primeira das três campanhas de profilaxia médica para cães e gatos que a Câmara Municipal do Funchal vai realizar este ano, por todas as freguesias do Funchal.
O arranque desta primeira campanha, a decorrer em Abril, aconteceu, no Jardim Municipal do Funchal, entre as 17:00 e as 18:00 para cães e 18:00/19:00 para gatos e tinham como público os residentes na Junta de Freguesia da Sé, tendo sido vacinados 21 cães e um gato.
As próximas campanhas, adiantou Nádia Coelho, realizar-se-ão em Maio/Junho e ainda em Outubro/Novembro.
Depois da Sé, seguiram-se São Roque, a 02 de Abril, na Escola do Lombo Segundo, Santa Luzia, igualmente nesse dia, no Centro Cívico de Santa Luzia, São Gonçalo, a 30 de Abril, na Junta de Freguesia, Imaculado Coração de Mária, também nesta data e, de igual modo, na Junta de Freguesia, São Pedro e São Martinho, ambas a 07 de Maio e nas respetivas sedes de Junta de Freguesia, Santo António, a 14 de Maio, também na Junta de Freguesia, enquanto que Santa Maria Maior e Monte foram reagendadas para 21 de Maio.
A vereadora Nádia Coelho relembrou que, «para participar nesta campanha, é necessário inscrever-se, antecipadamente, na respetiva Junta de Freguesia», havendo ainda um limite de 60 inscrições.
Note-se que a Campanha de Profilaxia Médica para Cães e Gatos, iniciativa da CMF, em colaboração com as Juntas de Freguesia, inclui, «para além da administração da vacina antirrábica, a identificação dos animais com transponder, o registo no SIAC, desparasitação interna, contra lombrigas e ténias, e emissão de boletim sanitário, bem como licenciamento nas Juntas de Freguesia, quando aplicável, tudo isto gratuitamente para os munícipes», como explicou Nádia Coelho.
A vereadora da CMF frisou ainda que a vacina da raiva administrada nas últimas campanhas é válida por 3 anos para os cães, e 1 ano para os gatos, pelo que cães vacinados no ano 2020 e 2021 ainda têm a vacina válida e não deverão ser inscritos nesta campanha.