“Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos” chega amanhã a São Gonçalo e Imaculado Coração de Maria
A “Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos” da Câmara Municipal do Funchal destinada a animais, com mais de três meses de idade chega amanhã às Juntas de Freguesia de São Gonçalo e do Imaculado Coração de Maria.
Em concreto, a vacinação decorre nas instalações das respectivas Juntas de Freguesia, sendo que em São Gonçalo será das 09:00 às 11:00, para cães e das 11:00 às 12:00 para gatos. Já no Imaculado Coração de Maria, esta campanha acontece, na parte da tarde, cães das 13.30 às 15:30 e gatos das 15:30 às 16:30.
Refira-se que para participar, nesta campanha, é necessário inscrever-se, antecipadamente, na respetiva Junta de Freguesia, havendo ainda um limite de 60 inscrições.
Depois da Sé, que foi a primeira freguesia em que começou esta campanha da CMF, seguiram-se São Roque, a 02 de Abril, na Escola do Lombo Segundo, Santa Luzia, igualmente nesse dia, no Centro Cívico de Santa Luzia.
Depois de São Gonçalo e do Imaculado Coração de Mária, onde a “Campanha Profilaxia Médica para Cães e Gatos” decorre amanhã, seguem-se São Pedro e São Martinho, ambas a 07 de Maio e nas respetivas sedes de Junta de Freguesia, Santo António, a 14 de Maio, também na Junta de Freguesia, enquanto que Santa Maria Maior e Monte foram reagendadas para 21 de Maio.
Saliente-se que esta iniciativa da CMF em colaboração com as Juntas de Freguesia, inclui, para além da administração da vacina antirrábica, a identificação dos animais com transponder, o registo no SIAC, desparasitação interna, contra lombrigas e ténias, e emissão de boletim sanitário, bem como licenciamento nas Juntas de Freguesia, quando aplicável, tudo isto gratuitamente para os munícipes.
Note-se que a vacina da raiva administrada nas últimas campanhas é válida por 3 anos para os cães, e 1 ano para os gatos, pelo que cães vacinados no ano 2020 e 2021 ainda têm a vacina válida e não deverão ser inscritos nesta campanha.
A CMF relembra que todos os cães devem apresentar-se necessariamente com trela ou açaimo funcional, à exceção dos cães perigosos ou de raça potencialmente perigosa que deverão apresentar-se com ambos os meios de contenção. já os gatos devem apresentar-se obrigatoriamente numa transportadora adequada.
É de salientar ainda que a CMF está já a trabalhar na campanha de esterilização para animais de companhia pertencentes a famílias carenciadas residentes no concelho, bem como em protocolos de parceria com as várias associações de animais legalmente constituídas no município.