Candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura foi aceite e segue à fase seguinte
Na última semana, a Câmara Municipal do Funchal entregou, em Lisboa, no Ministério da Cultura, o dossier da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027.
O documento resulta de um processo de auscultação junto das comunidades, instituições e agentes culturais da cidade do Funchal e da Região Autónoma da Madeira.
O Funchal parte para a próxima fase, que consiste na análise do documento pelo júri internacional, nomeado pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais (GEPAC), e a realização de uma audiência de apresentação a decorrer no primeiro trimestre de 2022.
Para o efeito, a Câmara Municipal do Funchal preparará a próxima fase de constituição da equipa, que fará a defesa do dossier de candidatura. O júri realizará uma apreciação e uma pré-seleção das 12 cidades candidatas, sendo que depois será necessário entregar um segundo documento retrabalhado e aprofundado, até à versão final. O documento ficará disponível no site “Funchal 2027”, após a audiência com o júri.
A Capital Europeia da Cultura é a iniciativa cultural mais emblemática da União Europeia. Nasceu com o objetivo de celebrar a diversidade cultural da Europa, e ao mesmo tempo destacar os valores que nos unem enquanto europeus. Quando foi criada, em 1985, por iniciativa da Ministra da Cultura grega Melina Mercouri, a Capital Europeia da Cultura era sobretudo uma celebração das artes, com a duração de um ano, na cidade que recebia um título.
Hoje, a Capital Europeia é uma oportunidade para as cidades se desenvolverem, com a cultura como catalisador, assumindo um papel transformador na cidade e na vida dos seus habitantes. No caso do Funchal, “esta candidatura é uma oportunidade para reposicionar a cidade e a Região Autónoma da Madeira, como uma plataforma cultural das cidades ultraperiféricas e na construção do conceito periferias centrais”, com sublinha o Presidente da Câmara.
Segundo Pedro Calado, «a autarquia está empenhada em honrar todos os compromissos da candidatura e contribuir para o sucesso da mesma, que é estruturante para a cultura não só do Funchal, mas também da Região Autónoma da Madeira».