Centro Cultural e de Investigação do Funchal expõe Coleção de Fotografia do Novo Banco
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinou um protocolo de cedência temporária e gratuita das obras da Coleção de Fotografia do Novo Banco. Estas obras são destinadas à exposição no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, localizado na Rua Nova do Matadouro, pelo período de um ano, cuja inauguração deverá ter lugar até ao final de 2023.
Na cerimónia de formalização do protocolo, o presidente da autarquia do Funchal considerou como “um grande momento histórico” trazer para a região uma obra de ”incalculável” valor.
A Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco reúne cerca de 1000 obras exemplificativas de todo o mundo, de mais de 300 artistas e de 38 nacionalidades diferentes, representando uma ampla gama de gerações e origens, sendo uma das mais relevantes coleções corporativas a nível europeu, entre as 80 mais relevantes a nível mundial, que venceu o prémio internacional nos “Corporate Art Awards – Mecenati of the XXI Century”, em 2018, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Uma parte desta “grandiosa” obra e, sobretudo, uma das mais “icónicas” coleções de fotografias, ficará exposta no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, como forma de assinalar e “abrilhantar” a inauguração deste importante Pólo Cultural da Cidade do Funchal.