CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO FUNCHAL FICARÁ PRONTO EM NOVEMBRO DE 2022
O Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma (CIGMA), que está a ser implementado na antiga Escola das Quebradas, na zona de Santa Rita, junto à entrada da principal via de distribuição rodoviária da cidade (via rápida) e do novo Hospital Central da Madeira, considerada a menos vulnerável a situações de catástrofe e fenómenos da natureza, de acordo com a Carta de Riscos da cidade, deverá estar operacional em Novembro deste ano.
Com este projeto, um investimento de quase um milhão e 300 mil euros, sem IVA, o Funchal, dá um passo decisivo enquanto verdadeira cidade para o Século XXI e consolidará a sua posição enquanto “smart city”, ao nível das grandes cidades europeias no que concerne à gestão dos seus processos.
Este projeto agregará, num único espaço físico, toda a informação rececionada pelas diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta, às redes de água, saneamento básico e gestão de tráfego urbano, até aos indicadores de ruído e qualidade do ar.
Na prática, o CIGMA agregará tudo o que diz respeito à cidade, permitindo a monitorização e coordenação em tempo real, com os serviços camarários a poderem trabalhar de forma muito mais sistematizada, e em articulação com entidades terceiras, como as forças de segurança e socorro.
Este centro de comando e controlo contemplará um Data Center, onde ficará toda a estrutura de hardware da CMF, o Contact Center do Município, e ainda uma sala de conferências e uma sala de crise, para gestão de eventos críticos, que obriguem a uma coordenação mais alargada.
Refira-se que alguns dos elementos agregados do Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma já se encontram em funcionamento. É o caso da aplicação Funchal Alerta, que permite aos munícipes reportarem ocorrências no concelho, assim como a aplicação móvel, que garante todo o tipo de notificações em tempo real e a consulta de serviços essenciais, sem esquecer o Contact Center, com uma média de 120 mil atendimentos/ano, através de contactos prestados telefonicamente e em web-chat, e os serviços online, que disponibilizam um vasto conjunto de operações, de forma cómoda e prática, permitindo simplificar procedimentos.